450 famílias são afetadas por alagamentos
No Maranhão
, murado de 450 família foram afetadas por alagamentos no município de Barreirinhas, a 260 km de capital São Luís. As chuvas cessaram e o volume da chuva baixou, mas a população agora vive as consequências dos temporais.
Segundo a Resguardo Social do estado, o nível da chuva chegou a mais de um metro, inundando as casas dos mais afetados. Ainda, uma escola suspendeu as aulas e está fechada devido à enchente.
O Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos de Barreirinhas, Jorcelan Pereira, falou ao g1 sobre os alagamentos na cidade.
“Sabemos que são muitos os levantamentos que têm que ser feitos, nós já estamos executando alguns, já deveríamos ter executado em outros locais, mas as chuvas estão complicando um pouco. Mas baixando agora o período da chuva e começando a estiagem, vamos resolver o problema lá, se Deus permitir”, disse Pereira.
Na quarta-feira (8), a Prefeitura de Barreirinhas implantou um motor-bomba em algumas ruas para tentar controlar a situação. Muro de 150 famílias saíram de suas casas por culpa das chuvas.
Municípios em situação de emergência
O Maranhão está com 30 cidades em situação de emergência
, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Ainda, a Resguardo Social estadual informou que somente o município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública até o momento. No totalidade são 1.031 famílias desabrigadas e 2.909 desalojadas no estado.
Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, disse que nenhuma cidade do Maranhão está coberta por águas e que todas as famílias que estavam desabrigadas já voltaram para as suas casas.
“Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; unicamente um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federalista ter sido cortada. A cidade recebeu todo espeque do governo federalista e do nosso Governo do Maranhão”, disse o governador.
Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique cá e faça segmento do nosso meato no WhatsApp.