Helder Barbalho à CNN sobre dívidas dos estados: Alguns fizeram o dever de casa
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), manifestou-se sobre a questão das dívidas dos estados com a União, tema que será discutido com urgência no Congresso Vernáculo.
Em entrevista ao CNN 360°, Barbalho enfatizou a premência de diferenciar os estados que mantêm suas finanças equilibradas daqueles que enfrentam dificuldades financeiras.
“É fundamental que nós possamos, primeiro, separar o joio do trigo”, declarou o governador, ressaltando que existem estados que “fizeram o obrigação de moradia” e mantêm suas contas em dia, com capacidade de investimento e melhoria na qualidade dos serviços públicos.
Barbalho destacou com orgulho a situação fiscal do Pará, afirmando que o estado está entre os que possuem “o maior nível de investimento, contas em dia e, supra de tudo, podendo lastrar a gestão com eficiência”. Segundo ele, isso permite ao estado entregar benefícios e transformações na vida da população.
Sátira à provável solução para estados endividados
O governador paraense expressou preocupação com a discussão sobre possíveis soluções da União para “salvar” os estados endividados.
“Entendo que é fundamental termos sensibilidade para que a insolvência destes estados possa ser sanada, mas não é provável que se dê uma mensagem que seria muito ruim de prestigiar aqueles que não fizeram o obrigação de moradia”, argumentou.
Barbalho enfatizou que não seria justo privilegiar estados que não compreenderam que a gestão pública implica em lastrar as contas, em detrimento daqueles que efetivamente cumpriram seu papel.
Ele defendeu a procura por um estabilidade na relação federativa, seja por mediação da Justiça ou do Congresso Vernáculo.
“É importante encontrar um estabilidade para salvar os que estão mal sem prejudicar os que fizeram o seu trabalho de forma correta”, concluiu o governador, ressaltando a preço de que todos os estados estejam em condições de melhorar a vida do cidadão brasiliano.
Compartilhe: