Chuvas, raios e ventania: Belo Horizonte está sob alerta da defesa civil
A capital mineira está sob alertas de chuvas fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento para leste termo de semana. A temperatura mínima nesta sexta-feira (8) foi de 17,9°C, a máxima estimada é de 26°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 65% à tarde.
O alerta emitido pela Resguardo Social Municipal é válido até as 8h deste sábado (9).
A previsão é de chuva de murado de 60 mm, ou seja, pode chover até 60 litros por m² nas regiões atingidas em Belo Horizonte. A região centro-sul da capital já registrou, em somente oito dias, quase 22% da chuva esperada para todo mês de novembro.
Os ventos podem chegar até 50km/h, o que pode gerar galanteio de força elétrica e queda de galhos e árvores.
Além de Belo Horizonte, segundo Instituto Pátrio de Meteorologia (INMET), outras regiões do estado também estão incluídas no alerta de risco potencial.
De negócio com o órgão, as áreas de instabilidade sobre o Sudeste brasílico favorecem as ocorrências de pancadas de chuva, principalmente nas regiões Núcleo, Sul, Oeste e Triângulo Mineiro.
A Resguardo Social municipal, oriente ainda que em caso de chuva possante, a população evite permanecer em áreas sujeitas a desmoronamentos e alagamentos.
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de possante chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos por baixo de árvores.
- Atenção privativo para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Resguardo Social (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’chuva no terreno, avise imediatamente a Resguardo Social.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.