10% dos estagiários são os únicos responsáveis pelo sustento da família, diz pesquisa
Ao menos 10% dos estagiários no Brasil são os únicos responsáveis pelo sustento familiar, segundo pesquisa do Núcleo de Integração Empresa-Escola (CIEE) publicada nesta quinta-feira (7).
Apesar de mostrar uma ligeiro redução na presença de 2023, o número ainda é superior aos 6% registrados há cinco anos.
Foram 11.964 entrevistados que recebem em média R$ 1.108,10, maior patamar em cinco anos, dos quais 68% respondeu que auxiliam nas contas da moradia, ou seja, dividem os boletos com outro integrante.
A maioria destina o salário para a mensalidade escolar, enquanto despesas de moradia, sustento e moradia ocupam o restante do rendimento.
Por isso, complementar a renda própria ou da família está entre as três principais razões para buscar uma vaga de estágio, indicado por 17% das pessoas. Comprar experiência profissional e oportunidade de tirocínio são os outros fatores.
Ainda conforme o levantamento realizado de junho a agosto deste ano, o perfil daqueles que estudam e trabalham de forma supervisionada é majoritariamente feminino, com 69% de mulheres e 31% de homens, e em média com 25 anos.
Quanto à instituição de ensino, os estagiários são em sua maioria da rede privada, com 54%, e 46% da rede pública.
Para as perspectivas futuras desses estudantes que trabalham, mais da metade gostaria de ser efetivado na empresa na qual está estagiando.