Xadrez: em revanche após escândalo de trapaça, Magnus Carlsen vence Hans Niemann

O enxadrista Magnus Carlsen, da Noruega, derrotou o americano Hans Niemann na primeira partida da dupla desde o escândalo de trapaça que ganhou destaque em 2022.

Número 1 do mundo, Carlsen derrotou Niemann na semifinal do Campeonato de Xadrez Rápido de 2024, em Paris, nesta sexta-feira (7), em uma partida marcada por problemas com a tecnologia usada para o confronto.

A disputa entre as duas feras do xadrez mundial possui um pretérito conturbado depois que o norueguês acusou Niemann de ter trapaceado para conseguir vencê-lo na Sinquefield Cup de 2022, em St. Louis.

Em uma entrevista realizada logo depois da disputa do torneio, Niemann disse que nunca havia trapaceado em jogos over-the-board. No entanto, ele admitiu ter trapaceado em “jogos aleatórios no Chess.com” quando era um jogador mais jovem, o que ele chamou de “o maior erro da minha vida”.

Um relatório da FIDE, órgão regulador mundial do esporte, divulgado em dezembro do ano pretérito, disse que Niemann provavelmente não trapaceou contra Carlsen na partida presencial na Sinquefield Cup de 2022, mas trapaceou em até 55 jogos online.

O relatório também disse que não havia “evidências estatísticas para estribar a trapaça do GM Niemann em jogos presenciais” em uma estudo de 13 torneios nos últimos três anos.

Em um relatório de 72 páginas elaborado pelo Chess.com no início de 2022, foi alegado que Niemann “provavelmente trapaceou” em mais de 100 partidas online entre julho de 2015 e agosto de 2020, “incluindo várias em eventos com premiação em verba”.

Niemann entrou com um processo de mordacidade de 100 milhões de doláres (aproximadamente R$ 560 milhões na cotação atual) contra o Chess.com, Carlsen e o popular streamer Hikaru Nakamura, mas o processo foi rejeitado por um juiz em junho do ano pretérito.

No confronto desta última sexta-feira (6), o ressentimento era evidente entre os dois. Carlsen disse que teria preposto enfrentar um oponente dissemelhante, enquanto Niemann declarou que o noruguês aparentava estar “quebrado e mentalmente destruído”.

Carlsen enfrentará Alireza Firouzja na final do torneio, neste domingo (8), depois que o jovem de 21 anos derrotou Hikaru Nakamura na semifinal do torneio.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios