
No P20, Lira cita “tensões“ entre países e faz apelo por promoção da paz
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez uma apelo para que os parlamentos de países do G20 atuem em prol da sossego e proteção de vidas inocentes nesta quinta-feira (7). Sem mencionar os conflitos no Oriente Médio e na Europa, ele afirmou ter “grande tensões” entre nações.
Neste ano, Lira preside o P20, fórum legislativo dos países do G20, que reúne as maiores economias do mundo. O Congresso Pátrio sedia, nesta semana, a cúpula de diplomacia parlamentar. O evento ocorre até esta sexta-feira (8).
“Estamos passando por um período de grandes tensões entre diversas nações. Somam-se a esse triste cenário, crises humanitárias, climáticas e sanitárias, que têm contribuído para o aumento das desigualdades”, declarou Lira na rombo solene da conferência.
“Ao reiterar nossa mais veemente pena a todas as formas de terrorismo, renovamos o apelo a que todos os parlamentos se engajem na promoção da sossego, com peculiar atenção à proteção da vida de civis inocentes”, afirmou.
Lira destacou a premência de debate sobre uma novidade governança global adaptada, porquê um dos eixos prioritários da cúpula. O desenvolvimento sustentável e o combate a desigualdades também serão temas de discussão do evento.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também presente na rombo, declarou que o P20 é uma iniciativa que contribui para mais diálogo no que chamou de um “quebradiço momento” em que “a democracia é questionada em várias partes do mundo”. Ele afirmou que os problemas globais requerem soluções conjuntas.
“Nenhum país conseguirá impor sua visão de mundo e resolvê-los [problemas globais] sozinho. Do mesmo modo, as grandes questões da atualidade não podem ser entendidas separadamente. Não é verosímil falar de combate à miséria e à pobreza, sem falar em transição energética, em mudança climática e em governança global”, disse Pacheco.
Conferência
A conferência do P20, em Brasília, é realizada dias antes da Cúpula do G20, que está marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Neste ano, o Brasil é responsável pela presidência temporária do G20. Uma vez que secção das atividades do grupo, Lira assumiu, em outubro do ano pretérito, a presidência do P20.
De concordância com a Câmara, 35 delegações participam da conferência, que somam 362 delegados. O tema do encontro é “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”.
No totalidade, 23 países participam do evento, sendo 15 do G20 e oito convidados. A conferência também conta com a participação de representantes de cinco organismos internacionais: União Interparlamentar, Parlamento do Mercosul, ParlAmericas, Organização das Nações Unidas (ONU) e ONU Mulheres.