Enem 2024: fui mal no primeiro dia, como me preparar para o segundo?
No último domingo (3), alunos de todo o Brasil participaram do primeiro dia do Enem (Inspecção Vernáculo do Ensino Médio). No próximo domingo (10), eles voltam para os locais de prova para o segundo dia de avaliações.
Nessa lanço, o grande duelo dos estudantes é manter a calma — principalmente se os resultados do primeiro dia não foram os esperados. É hora de refletir sobre os pontos que os ajudarão na sequência.
Para estribar esse público, a CNN conversou com Cláudio Hansen, professor e coordenador pedagógico do Descomplica, que deu dicas para os alunos ficarem mais tranquilos no segundo dia de Enem.
Entender o operação do resultado da prova
Em primeiro lugar, segundo Hansen, é preciso compreender uma vez que a avaliação do Enem acontece na prática. Ele explica que o número de questões acertadas não necessariamente determina se o aluno foi muito ou não.
“A nota não é calculada simplesmente pelos acertos”, explica. A TRI [Teoria de Resposta ao Item] avalia a congruência das respostas. Portanto, errar questões difíceis, por exemplo, pode não afetar tanto a nota.
“Se o aluno concertar as questões fáceis ou medianas, e errar as difíceis, esse é o melhor cenário”, uma vez que o TRI valoriza a congruência do aluno, analisa o professor.
Cada prova tem um peso
Além do TRI, Hansen lembra que que o peso de cada prova depende do curso e da universidade escolhida pelo aluno. Isso acontece, segundo ele, porque cada graduação exige mais desempenho em um tipo específico de conhecimentos.
“Para alguns alunos, o segundo dia do Enem é muito mais relevante, principalmente se a instituição [onde ele quer estudar] dá mais peso para áreas uma vez que matemática ou ciências da natureza”, diz Hansen.
“Matemática vale quase milénio pontos, por exemplo. Assim uma vez que na redação, é necessário dar atenção máxima a essa prova no segundo dia.”
Cenários incertos não devem deixar aluno ansioso
Hansen ainda explica que, embora muitos se preocupem com a redação, é preciso manter a calma, pois a nota final ainda é desconhecida.
“Nesse caso, o aluno pode ter um desempenho melhor do que imagina na redação. Portanto é importante não se precipitar”, comenta ele.
Além de não saber sua pontuação final, o estudante também não conhece o desempenho dos outros candidatos, o que é bastante generalidade no Enem.
“A posição do aluno em relação aos concorrentes é alguma coisa que ele só vai deslindar depois”, diz o professor. “Independentemente do desempenho no primeiro dia, siga focado. O aprendizagem é contínuo, e o importante é dar o melhor de si”, finaliza.
CNN divulga gabaritos extraoficiais
Apesar dos gabaritos oficiais só terem previsão de divulgação para o dia 20 de novembro, a CNN já divulgou gabaritos extraoficiais das prova realizadas no dia 3 de novembro, a partir da correção de uma equipe de professores do SAS Instrução.
Aliás, é provável conferir os cadernos de provas na íntegra.
Os gabaritos extraoficiais das provas de ciências da natureza e matemática, que ocorrem no dia 10 de novembro, também estarão disponíveis no site da CNN depois o término da emprego do Enem.
O que fazer antes do segundo dia do Enem 2024: estudar ou relaxar?