Defesa Civil alerta para fortes chuvas nos próximos dias em SP

O estado de São Paulo deve registrar fortes chuvas em todas as regiões do território paulista entre esta quinta (7) e sexta-feira (8). O alerta foi emitido pela Resguardo Social Estadual nesta quarta-feira (6).

Segundo o órgão, os níveis acumulados de precipitação podem variar entre altos e muito altos. Saiba quais cidades devem ser atingidas aquém:

  • Altos: regiões de Marília e Presidente Prudente;
  • Muito altos: capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, litoral setentrião, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.

As regiões de Bauru e Araraquara (SP) são destacadas para maior atenção, onde as chuvas serão ainda mais intensas e podem ser acompanhadas de relâmpago, rajadas de vento, ainda com possibilidade de saraiva.

O fenômeno é provocado pela passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, que criará condições para pancadas de chuva, além de temporais intensos.

A partir a partir das 8h desta quinta-feira (7), o Governo de São Paulo instala um gabinete de crise para prometer e coordenar respostas rápidas à população em casos de emergência provocadas pelas chuvas.

O Governo destaca que as distribuidoras de virilidade elétrica e aprovisionamento de chuva terão um representante no gabinete, o que permite uma informação mais jeitoso e ações mais efetivas de monitoramento dos temporais.

Recomendações

A Resguardo Social cita algumas recomendações em caso de chuvas intensas. Veja aquém:

  • Evite lugares abertos, porquê praias, campos de futebol e estacionamentos;
  • Evite permanecer perto de objetos altos e isolados, porquê árvores, postes, caixas d’chuva e quiosques;
  • No momento da chuva mantenha intervalo de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, porquê geladeiras, fogões e TVs;
  • Evite tomar banho durante a tempestade;
  • Em caso de ventos fortes, tenha zelo com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
  • Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andejar em áreas de alagadas;
  • Se estiver em uma superfície de encosta, observe sinais de movimentação do solo, porquê rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e chuva lamacenta;
  • Se um fio energizado desabar sobre o veículo, permaneça dentro do carruagem e ligue para o serviço de emergência.

Frente fria

Uma novidade frente fria chega a São Paulo nesta quinta-feira (7) e deve provocar tempestades em todo o estado, segundo a Climatempo.

O Núcleo de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) prevê, para esta quinta-feira (7), chuvas moderadas ou de poderoso intensidade e descargas elétricas. A temperatura na cidade pode variar entre 20°C e 26°C.

Na sexta-feira (8), o alerta permanece com previsão de grandes volumes de chuva e ventos de até 70km/h. A temperatura mínima é de 18°C e a máxima é de 21°C.

O reunido esperado no estado de São Paulo nos próximos dias é de 145 mm até sexta (8), o que ultrapassa a média para o mês de novembro, que é de 143,9 mm.

*Sob supervisão

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios