Bolsonaro x Tabata: assista ”Grande Debate” sobre vitória de Trump

Os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP) participaram de “O Grande Debate”, da CNN, na quarta-feira (6). Os parlamentares debateram a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos e as eleições presidenciais no Brasil em 2026.

Trump venceu a disputa eleitoral nos Estados Unidos e voltará à Lar Branca para um segundo procuração depois quatro anos. O republicano derrotou a atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, candidata do partido Democrata.

Para Eduardo, os fatores que levaram o republicano a vencer as eleições nos Estados Unidos envolvem a preocupação de Trump com a inflação, a questão da empregabilidade e um recado de que os cidadãos norte-americanos “querem uma mudança”.

“Foi um recado da população americana de que prefere um presidente que foi indiciado, sancionado, ameaçado de ser recluso e que, ainda assim, prefere essa pessoa do que qualquer outra pessoa proposta pela esquerda”, declarou o deputado.

Tabata também disse que Trump venceu a disputa por conta da subida da inflação e do dispêndio de vida americano, além de aumentar que as políticas tradicionais já não satisfaziam mais os cidadãos americanos.

“Essa vitória que o Trump teve diz menos do Trump e diz mais contrário à prensa, aos intelectuais, a política tradicional uma vez que um todo”, defendeu a deputada.

Eleições de 2026

Os parlamentares comentaram ainda sobre o revérbero das eleições americanas nos próximos pleitos do Brasil.

“Eles querem uma mudança e isso já começa a vir para o Brasil, nesse mundo globalizado que a gente vive, já começa a afetar o imaginário brasílio, logo é a esperança de que Bolsonaro retorne também em 2026”, avaliou Eduardo.

“Bolsonaro, pelos crimes que cometeu, está inelegível, não pode disputar uma eleição, não é candidato cá no Brasil. Acho que fica o tirocínio que o que deu falso nos Estados Unidos a gente não repita cá”, afirmou, por sua vez, Tabata.

Impactos da eleição de Trump no Brasil

Tabata e Eduardo falaram sobre os impactos da economia com a liderança de Trump.

A deputada defendeu que Trump vai fechar a economia americana e isso pode impactar negativamente o Brasil.

“Com a postura anti-China de Donald Trump, será que tem espaço para o Brasil aumentar as relações econômicas com os Estados Unidos? É um caminho a ser construído. Me preocupa uma aproximação com lideranças que são autoritárias, uma vez que é o Putin na Rússia, e aí a gente tem que entende qual é o impacto disso cá no Brasil”, avaliou Tabata.

Já Eduardo afirmou que espera “responsabilidade” do governo brasílio.

“O governo brasílio primeiro vai ter que se convencionar para ver que tom que ele vai adotar. E uma outra questão, eu falei cá do dólar, o dólar passou de seis reais, alguma coisa que nunca tinha ocorrido, nem quando o Brasil tinha pandemia. Portanto os impactos no Brasil serão muitos. Eu espero que o governo tenha responsabilidade, senão daqui a pouco, até o Argentina vai tá passando o Brasil”, declarou o deputado.

Veja a íntegra do debate no vídeo supra

Mesa Diretora do Senado: entenda uma vez que funciona a eleição dos membros

 

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios