Toyota Hiace: furgão feito na Argentina pode vir ao Brasil com preço competitivo
O segmento dos veículos comerciais leves no Brasil tem unicamente a Hilux porquê representante da Toyota. No entanto, caso a marca japonesa tenha interesse, há um resultado feito dentro do Mercosul que poderia disputar o mercado vernáculo com preço competitivo. Leste é o Toyota Hiace, um furgão produzido na Argentina, rival do Renault Master e Fiat Ducato, dentre outros.
O veículo é produzido na vegetal da Toyota em Zárate — na província de Buenos Aires –, mesma unidade que produz a Toyota Hilux e SW4 vendidos no Brasil. O Hiace, inclusive, compartilha o mesmo motor da picape vendida no território brasiliano.
O Toyota Hiace possui 5,91 metros de comprimento, 1,95 metros de largura e 2,28 metros de profundeza. Equipado com um motor 2.8L (1GD), a versão furgão entrega 177 cavalos de potência, enquanto a versão Commuter oferece 163 cavalos.
Ambas as versões contam com transmissão automática de seis marchas, destacando-se pela robustez e confiabilidade.
Se entrasse no mercado brasiliano, a Hiace seria competidora de modelos porquê Fiat Ducato, Renault Master, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, tendo a comodidade de oferecer câmbio automático.
A novidade traço de produção argentina tem capacidade inicial para fabricar 4.000 unidades anuais, com planos de aumentar esse número para 10.000 a médio prazo.
O Hiace está disponível no mercado prateado desde 2019, quando era importado do Japão, e, agora, será produzida localmente nas versões Commuter e Furgão L2H2.
A montagem sítio incluirá peças de 110 fornecedores regionais, muitos dos quais são brasileiros. Apesar disso, a maior segmento das peças ainda vem do Japão.
Desde seu lançamento, a Hiace tem evoluído em equipamentos. Em 2022, por exemplo, ganhou porta traseira de dupla exórdio de 90° e 180°, facilitando operações de fardo e descarga em espaços reduzidos.
Todas as versões da Hiace produzidas na Argentina têm uma mediano de nove polegadas. As versões Furgão L1H1 e L2H2 também incorporam câmeras de ré, enquanto a versão Wagon conta com um sistema de visão 360°.
Os preços sugeridos para a Hiace produzida na Argentina são de 40.394.000 pesos para a versão L2H2 e 48.835.000 pesos para a versão Commuter. No mercado brasiliano, isso equivale a aproximadamente R$ 244 milénio e R$ 295 milénio, respectivamente.