PRF prende motorista que traficava animais ameaçados de extinção em Porto Velho (RO)
A Polícia Rodoviária Federalista (PRF) resgatou nesta quarta-feira (7) animais silvestres ameaçados de extinção, sendo 8 micos-leões-dourados e 3 saguis-de-tufos-pretos.
A consumição dos animais aconteceu na BR-364, na capital Porto Velho (RO).
Segundo a PRF, durante um comando de fiscalização, os agentes visualizaram um veículo trafegando inferior da velocidade dos demais, e, ao se aproximar, os policiais perceberam a presença de gaiolas no banco traseiro e ouviram sons de animais vindos do interno do carruagem.
O motorista se mostrou muito nervoso ao ser questionado sobre o que transportava e confessou estar levando animais silvestres considerados raros e ameaçados de extinção. Ele ainda relatou que pegou os animais em Belo Horizonte (mg) e entregaria em Pacaraima (RR). Pelo serviço, segundo ele, receberia muro de R$ 25 milénio.
Na inspeção do veículo, foram encontrados 11 animais silvestres, que estavam em três gaiolas, em condições inadequadas, sem sustento ou chuva, bastante assustados e com sinais claros de maus-tratos.
Os animais foram encaminhados para o Núcleo de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA.
Já o motorista foi guiado à Polícia Federalista e responderá pelos crimes de tráfico de animais qualificado, por se tratar de animais ameaçados de extinção, maus-tratos e receptação de animais em decorrência de transporte de patrimônio semovente (ou seja, aquele que se move por si próprio).
Compartilhe: