Conheça filmes e séries baseados nas obras de Elena Ferrante

Conhecida por suas diversas obras sobre a experiência de ser mulher no mundo, Elena Ferrante recentemente teve um de seus livros reconhecidos uma vez que o melhor do século 21 pelo The New York Times.

Com livros traduzidos para dezenas de idiomas e milhões de exemplares vendidos no mundo todo, a verdadeira identidade de Ferrante segue sendo um mistério. Por fim, uma vez que ela mesma justificou sua decisão pelo anonimato: “Eu acredito que os livros não precisam dos seus autores para zero, depois de escritos. Se tiverem alguma coisa para relatar, mais cedo ou mais tarde encontrarão leitores; se não, não.”

Suas histórias parecem seguir encontrando o caminho para ocupar cada vez mais leitores, e muitas já deixaram as páginas e ganharam as telas.

Quer saber a Itália retratada por Elena Ferrante, mas não está a término de ler agora? Ou pretende exclusivamente relembrar as histórias contadas de uma maneira dissemelhante? A CNN listou todas as obras da escritora italiana que já viraram filmes ou séries.

“A Amiga Genial” (2018)

A Tetralogia Napolitana de Elena Ferrante virou série pela HBO, levando o nome do primeiro volume, “A Amiga Genial”. A trama é ambientada no século 20 em Nápoles, na Itália, e acompanha os 60 anos de amizade entre duas mulheres que se conheceram ainda na puerícia — Raffaella Cerullo e Elena Grecco (Lila e Lenu).

Cada temporada da produção adapta um dos livros da tetralogia. A quarta e última temporada chega na plataforma ainda neste ano.

As primeiras três temporadas da série estão disponíveis na Max.

“A Vida Mentirosa dos Adultos” (2023)

A minissérie da Netflix adapta o livro de mesmo nome, lançado em 2019. A história nos mostra a relação entre a jovem Giovanna (Giordana Marengo) e sua tia Vittoria (Valeria Golino), que decide apresentar um lado dissemelhante da cidade de Nápoles para sua sobrinha, mesmo que isso desagrade os pais dela.

A série está disponível na Netflix.

“A Filha Perdida” (2021)

Lançado pela Netflix, o longa fundamentado no livro “A Filha Perdida”, de 2006, acompanha uma mulher divorciada que vai passar as férias na praia, sozinha. Ao se deparar com uma jovem mãe na mesma praia que ela, Leda (Olivia Colman) passa a refletir sobre sua própria experiência com as duas filhas, já adultas.

O filme está disponível na Netflix.

“Um Paixão Incômodo” (1995)

O filme italiano fundamentado o livro “Um Paixão Incômodo”, de 1992, leva para as telas a história de Delia (Anna Bonaiuto), uma mulher de 45 anos que volta para sua cidade natal, Nápoles, ao desvendar que a mãe foi encontrada morta em uma praia, em circunstâncias suspeitas.

O filme não está disponível em nenhum streaming no Brasil atualmente.

“Dias de Desabrigo” (2005)

Outra produção italiana, o filme adapta o livro de mesmo nome, lançado em 2002, e nos mostra a história de Olga (Margherita Buy), uma mulher que repentinamente é esquecido por seu marido. Ela fica desamparada e começa a reprofundar cada vez mais fundo em sua dor, enquanto tem que mourejar com os dois filhos pequenos.

O filme não está disponível em nenhum streaming no Brasil atualmente.

Mais uma adaptação?

O livro “Dias de Desabrigo” deve lucrar uma novidade adaptação para os cinemas, segundo informações da Variety.

Ainda segundo a revista, o longa seria estrelado por Penélope Cruz no papel de Olga — e em inglês ao invés de italiano.

A novidade adaptação ainda não possui estreia confirmada.

Quem é Elena Ferrante? Autora misteriosa tem livro eleito melhor do século

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios