Onça-parda é registrada em trilha na Região Serrana do Rio
Uma onça-parda másculo foi fotografada nas trilhas do Parque Estadual dos Três Picos na última segunda-feira (2). O felino foi observado pela primeira vez no Pico da Caledônia, na extensão de conservação na Região Serrana do Rio.
A imagem, divulgada nesta quinta (5), foi capturada por uma das armadilhas fotográficas instaladas nas trilhas do parque. A ação é uma parceria entre o Instituto Estadual do Envolvente (Inea), que administra a unidade de conservação do parque, e o Projeto Façanha Bicho, que disponibilizou os equipamentos.
Para obter as imagens em subida solução, foram instaladas mais de 35 câmeras camufladas ativadas a intervalo. “O monitoramento da fauna nos permite escoltar esses animais aprofundando o estudo da espécie.” Afirmou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schimidt.
A onça é o bicho que simboliza o Parque Estadual dos Três Picos.
Também conhecida porquê Suçuarana, a onça-parda alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre. A espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, com maior atividade ao entardecer e à noite.