
Vela: Bruno Lobo estreia em quarto lugar na Fórmula Kite
Neste domingo, 4, começaram as disputas da Fórmula Kite (kitesurfe), prova da vela que faz a estreia no programa olímpico neste Jogos de Paris. Proveniente do Maranhão, Bruno Lobo é o representante do Brasil na categoria. As regatas são disputadas na Baía de Marselha, no litoral sul da França. Ao todo serão 16 corridas e neste domingo aconteceram as quatro primeiras.
Na corrida 1, Bruno terminou na 3ª posição. Na segunda regata do dia, teve um desempenho subordinado, cruzando a risca de chegada em 7º lugar. A corrida de número três também não foi boa para o brasílico, que ficou na 10ª posição. Mas Bruno Lobo se recuperou na regata seguinte, e fechou o dia com uma 4ª colocação. Na classificação, os atletas podem descartar o pior resultado. Assim, ao termo das quatro primeiras regatas, o kitesurfista maranhense ocupa a 4ª posição universal.
Na segunda-feira, 5, estão previstas mais quatro regatas da fórmula kite na Baía de Marselha. As provas acontecem a partir das 7h23, no horário de Brasília.
Outros brasileiros
Na classe Nacra 17 foram disputadas três regatas neste domingo, com a participação da dupla brasileira João Bulhões e Marina Arndt. Na primeira corrida, eles terminaram na 11ª posição. A dupla conseguiu um desempenho melhor na segunda regata, ao cruzar a risca de chegada na 5ª posição. E fecharam as disputas com um novo 11º lugar. Na classificação universal eles ocupam a 11ª posição. Faltam ainda seis corridas, além da regata da medalha.
Na classe 470, Isabel Swan e Henrique Haddad passaram da 17ª para a 13ª posição universal depois seis regatas já disputadas. Duas corridas foram realizadas neste domingo e eles obtiveram um 9º e um 8º lugares.
Faltando duas provas para o termo das regatas regulares, Gabriela Kidd é exclusivamente a 27ª colocada na classe Ilca 6. Ela precisa terminar entre as dez primeiras para participar da regata da medalha. Na Ilca 7, Bruno Fontes foi o 25º na primeira regata deste domingo. Na sequência, se recuperou e chegou em 6º lugar na segunda corrida do dia. Ele é o atual 28º disposto, faltando duas provas para a regata da medalha.