Em dois meses, bombeiros combateram mais de 4.200 focos de incêndios no Amazonas
O Corpo de Bombeiros do Amazonas informa que combateu 4.276 focos de incêndios entre os dias 3 de junho e 4 de agosto deste ano.
O projecto de ação da chamada operação Aceiro, que está com a segunda tempo em curso, tem intensificado o trabalho operacional de combate aos incêndios com envio de militares, viaturas e equipamentos aos municípios com mais ocorrências de incêndio.
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas, os trabalhos seguirão durante todo o verão amazônico, que é o período do ano com maior demanda de focos de incêndios em virtude das altas temperaturas.
“Desde o dia 3 de junho nossas tropas estão atuando no interno do estado por meio da Operação Aceiro. Estamos na segunda tempo da missão, e nesse momento nossa maior demanda é na região sul do Amazonas, conhecida uma vez que Círculo do Queimação. Com a Aceiro, os bombeiros estão fazendo o combate aos incêndios e também o trabalho de conscientização”, destacou coronel Alexandre Freitas.
Segundo dados da Sala de Situação do Corpo de Bombeiros, até agora, os três municípios com mais focos de incêndios combatidos pela corporação são Boca do Acre (915 focos), Manicoré (778 focos) e Humaitá (734 focos).
Atualmente, a Operação é composta por mais de 300 agentes, entre bombeiros, brigadistas e homens da Força Pátrio.
Além do trabalho operacional de combate aos incêndios, as equipes também atuam na conscientização da população do interno para evitar às queimadas. Desde o mês de junho, as equipes enviadas para a missão têm realizado palestras nas escolas públicas dos municípios e promovido treinamentos em comunidades rurais e ribeirinhas, ensinando técnicas de manejo de plantio sem uso de incêndio e forma correta de fazer aceiro nas propriedades.
Compartilhe: