Fortuna Düsseldorf, da Alemanha, volta a dar ingressos de graça em ação inédita

O Riqueza Düsseldorf, da Alemanha, volta a repetir uma ação que fez muito sucesso em 2023 e vai partilhar ingressos de perdão aos seus torcedores, em uma ação inédita em todo o mundo. Foram definidos quatro jogos desta temporada para a ação, e o primeiro deles acontece neste próximo domingo, 6, contra o Hamburgo, pela oitava rodada da Bundesliga 2, com quase 55 milénio bilhetes distribuídos.

A campanha, que recebe o nome de Riqueza für alle (Riqueza para Todos, em teuto), começou em abril de 2023. A estratégia fazia secção de aproximar o clube da cidade e dos torcedores e os custos seriam pagos pelos patrocinadores do clube. Na ocasião, foi anunciado que as empresas parceiras assinaram um contrato de cinco anos no valor de 45 milhões de euros, sendo que pelo menos 20% deste montante iria para nascente projeto.

“Além de ser uma óptimo forma de aproximar o torcedor do clube, é também uma mostra de que, nem sempre, o verba vem em primeiro lugar. O futebol, atualmente, virou um tema que está diretamente atrelado a investimentos e seus respectivos retornos, quantias enormes de verba, escalabilidade… Estamos deixando um pouco de lado o paixão pelos clubes, a paixão que sempre foi um componente super importante no futebol. Em um primeiro momento, podemos pensar ‘mas porquê operacionalizar isso?’Finalmente, um estádio tem inúmeros custos para viabilizar uma partida, não é só furar os portões e vincular as luzes. Mas, pensando com mais calma, a gente consegue perceber que isso é pouco perto do que o clube tem de conexão com sua torcida, ao proporcionar uma ação porquê essa. É um verdadeiro golaço”, aponta Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young, empresa que realiza o atendimento a sócios-torcedores de clubes de futebol.

No primeiro jogo desta ação, realizado em outubro de 2023, o sucesso foi inteiro ao sovar o recorde de público no ano, com 52 milénio torcedores presentes na Merkur Spiel-Redondel, na vitória de 4×3 sobre o Kaiserslautern – a capacidade do estádio é de 54.600 lugares.

O Riqueza Düsseldorf é o líder atual da segunda repartição alemã, e de combinação com a diretoria do clube, a medida adotada trouxe pontos positivos, com o aumento de 28% na venda de ingressos, além de um desenvolvimento de 20% nos sócios. De combinação com o clube, a ação despertou o interesse da população sítio quando os ingressos são pagos, e aproximou a população sítio a frequentar o estádio, criando uma identidade na região mesmo entre aqueles que não são adeptos do futebol.

“As receitas de ticketing são relevantes para todos os times de tradição, o mercado as labareda de matchday. Para times menores que eventualmente não conseguem que tais receitas sejam relevantes, apostar em uma degustação temporária com tickets gratuitos para atrair novos torcedores, criando um novo hábito de ir ao jogo e torcer pode funcionar mas cônscio do duelo que será mostrar para a torcida que mesmo que o ingresso não tenha preço, ele tem valor, por fim, existem outras formas de entretenimento gratuito e tempo é verba”, afirma Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

“Originalidade, perceptibilidade e um envolvente institucional de ordem podem viabilizar o entrada de muitos a espaços de lazer sem que o público arque diretamente com o dispêndio. Ações porquê essa repercutem em todo o mundo e podem dar a uma marca sítio, ao longo de alguns dias, publicidade espontanea que custaria dezenas, ou centenas de vezes mais do que custaram os ingressos, pagos antemão ao clube, certamente com um desconto sobre o que seria o preço da bilheteria tradicional. A iniciativa é também interessante para o clube no longo prazo, pelo que artistas chamam de “formação de publico”, seguindo lógica similar dos subsídios para cinema, teatro e outros produtos culturais. Hoje, é notório que precisamos de mecanismos que incentivem jovens a irem aos estádios, pois é cada vez menor o percentual deles interessado pelo futebol onde ele é jogado”, aponta Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil. A empresa de entretenimento norte-americana, comandada pelo cantor Jay-Z, se tornou acionista majoritária e controladora da TFM Agency.

“Uma ação que pode proporcionar que novos perfis de público se relacionem com o clube, com estádio lotado e boa atmosfera, e sem ter prejuízo financeiro. Sou em prol de toda e qualquer ação inovadora, que teste novas possibilidades, principalmente em um universo tradicional porquê de ticketing”, complementa Bruno Brum, CMO da Dependência End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo

“O projeto labareda atenção porque eles trazem uma filosofia que envolve identidade entre torcedores e o clube. Por mais que o futebol seja a paixão popular para milhões de pessoas, existe uma grande parcela que não frequenta estádio de futebol, e essa iniciativa pode ser um caminho. Você pode envolver parceiros comerciais que consigam provar a magia dessa experiencia dentro de um estádio, inclusive com ativações que envolvam os patrocinadores”, explica Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil, escritório especializada em experiência esportivas.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios