Biden diz acreditar que não haverá “guerra total” no Oriente Médio

O presidente Joe Biden disse na quinta-feira (4) que não acredita que haja uma “guerra totalidade” no Oriente Médio, uma região que tem estado sob tensão em meio aos ataques de Israel em Gaza e no Líbano e à escalada das tensões entre o coligado dos EUA e o Irã.

O presidente disse que tal guerra pode ser evitada, mas é preciso fazer mais para prometer isso.

Questionado sobre o quão positivo ele estava de que tal guerra poderia ser evitada, ele fez uma pausa e disse aos repórteres: “Quão confiantes vocês estão de que não vai chover? podemos evitá-lo.”

Ele acrescentou: “Mas há muito a fazer ainda, muito a fazer ainda”.

Quando questionado se enviaria tropas americanas para ajudar Israel, ele respondeu: “Já ajudamos Israel. Vamos proteger Israel”.

As tensões entre o Irã e Israel têm aumentado enquanto Israel avalia opções para responder ao ataque com mísseis balísticos de Teerã na terça-feira (1), que o Irã realizou em resposta à ação militar de Israel no Líbano.

O último efusão de sangue no conflito israelense-palestino de décadas foi desencadeado pelo ataque de militantes palestinos do Hamas em 7 de outubro de 2023, que matou 1.200, com muro de 250 feitos reféns, de negócio com registros israelenses.

O ataque subsequente de Israel à Tira de Gaza governada pelo Hamas matou mais de 41 milénio palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, e deslocou quase toda a população de Gaza, causou uma crise de miséria e levou a alegações de genocídio que Israel nega.

A recente ação militar de Israel no Líbano matou centenas, feriu milhares e deslocou um milhão. Israel diz que tem porquê mira militantes libaneses do Hezbollah apoiados pelo Irã.

Entenda a escalada nos conflitos do Oriente Médio

O ataque com mísseis do Irã a Israel no dia 1º marcou uma novidade lanço do conflito regional no Oriente Médio. De um lado da guerra está Israel, com base dos Estados Unidos. Do outro, o Eixo da Resistência, que recebe base financeiro e militar do Irã e que conta com uma série de grupos paramilitares.

O que se sabe sobre o ataque do Irã contra Israel

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios