
Quem está na frente nas pesquisas para prefeito de Porto Alegre da semana
O atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), lidera a disputa pela prefeitura de Porto Contente, de pacto com as pesquisas AtlasIntel e Futura Lucidez/100% Cidades divulgadas nesta semana.
O cenário aponta que o prefeito deve disputar o segundo vez, que se projeta para os eleitores da capital gaúcha na Atlas ou pode até levar no primeiro vez, segundo a Futura.
Melo, que contava com boa aprovação de seu governo no prelúdios do ano, sofreu uma queda de popularidade posteriormente a tragédia das enchentes no final de abril. O sinistro atingiu o Rio Grande do Sul uma vez que um todo e, em Porto Contente, deixou também mortos, milhares de pessoas desabrigadas e o município destruído.
Consequentemente, o atual prefeito começou a desabar nas pesquisas de intenção de voto e viu crescer a deputada federalista Maria do Rosário (PT) que chegou a ser apontada na liderança até julho em algumas pesquisas. Desde o início da campanha eleitoral, em agosto, mas, o cenário voltou a mostrar uma disputa mais acirrada entre os dois, até Melo assumir a frente definitivamente no início do mês.
As últimas pesquisas também mostram um cenário incerto para a petista, com a tendência de subida da ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), o que parcialmente explica a recuperação de Melo, de pacto com Cila Schulman, CEO do Instituto de Pesquisa Teoria, no programa Eleições 2024 da EXAME.
O atual prefeito navega sozinho em seu campo político, sem adversários do mesmo espectro, que poderia dividir os votos, uma vez que acontece na esquerda. “O caso de Porto Contente me parece muito mais que é uma separação de esquerda. E Porto Contente teve muitos governos do PT, há uma repudiação ao nome de Maria Rosário não unicamente à pessoa dela, mas também uma repudiação à esquerda”, afirmou Cila.
“E há a Juliana Brizola, que tem o nome do [Leonel] Brizola [ex-governador do Rio Grande do Sul] que é uma figura emblemática no estado. [A Juliana] é um nome mais novo que surge ali”.
Nesse cenário de separação, Melo também tem conseguido em sua campanha enviar sobre seu governo e melhorar a sua avaliação, avalia a perito.
Apesar disso, em um eventual segundo vez, qualquer que seja sua adversária, essa será uma novidade eleição, garante a CEO do Instituto de Pesquisa Teoria.
Para entender quem subiu ou caiu nas pesquisas em Porto Contente, inferior, você confere um resumo de cada uma das duas pesquisas desta semana. Os resultados não podem ser comparados, uma vez que cada instituto ou empresa de pesquisa adota uma metodologia própria, o que leva a variações nos resultados.
Os estudos também devem ser vistos uma vez que um “termômetro” que mede a temperatura das intenções de voto ou uma vez que “fotografias do momento”, já que o cenário político-eleitoral sempre pode mudar entre a emprego de uma pesquisa e o dia da votação.
Quem está na frente e quem caiu nas pesquisas para prefeito de Porto Contente na semana
AtlasIntel
Quem está na frente na AtlasIntel em POA:
Segundo a pesquisa AtlasIntel, Melo lidera a disputa pela prefeitura de Porto Contente com 36,5% das intenções de voto. Maria do Rosário aparece na segunda posição com 30,1%, seguida por Juliana Brizola, com 22,9%.
Felipe Camozzato (NOVO) ocupa a quarta posição com 6,3% das intenções de voto. Os demais candidatos não ultrapassam 1% cada. Os eleitores que afirmam que votarão em branco ou nulo somam 3,2%, enquanto os indecisos são unicamente 0,4%.
Quem caiu e quem subiu na AtlasIntel:
Essa é a terceira pesquisa realizada pelo instituto sobre a corrida eleitoral na capital gaúcha. Na verificação com a pesquisa anterior, divulgada em agosto, Sebastião Melo cresceu 5,5 pontos percentuais, enquanto Maria do Rosário subiu 3,9 pontos.
Juliana Brizola apresentou o maior prolongamento, com um progresso de 9,9 pontos percentuais. Por outro lado, Felipe Camozzato registrou uma queda de 6,7 pontos percentuais.
AtlasIntel em Porto Contente
- Sebastião Melo (MDB): 36,5%
- Maria do Rosário (PT): 30,1%
- Juliana Brizola (PDT): 22,9%
- Felipe Camozzato (NOVO): 6,3%
- Fabiana Sanguiné (PSTU): 0,6%
- Luciano do MLB (UP): 0%
- Não sei: 0,4%
- Voto branco/nulo: 3,2%
A pesquisa AtlasIntel foi registrada no TSE uma vez que RS-08655/2024. e ouviu 1,199 moradores da cidade de Porto Contente, por meio de Recrutamento Do dedo Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 20 e 24de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de crédito é de 95%.
Futura/100% Cidades
Quem está na frente na Futura/100% Cidades em POA:
Melo lidera solitário e pode lucrar no primeiro. segundo a pesquisa do instituto Futura Lucidez, em parceria com a empresa 100% Cidades. O atual prefeito soma 52,9% das intenções de voto.
Na segunda posição, Maria do Rosário aparece com 21,2%, seguida por Juliana Brizola, que registra 16,3%. Pela margem de erro da pesquisa, que é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, as duas candidatas estão tecnicamente empatadas.
Felipe Camozzato tem 3,4% e os demais candidatos não passam de 1%. Os entrevistados que afirmam que vão votar em branco ou nulo somam 2,5%, enquanto os indecisos são 3,2%.
Quem caiu e quem subiu na Futura/100% Cidades:
Na verificação com o levantamento anterior do Futura, divulgado no termo de agosto, Melo cresceu 13,1 pontos percentuais, enquanto Rosário teve uma variação negativa de 2,4 pontos percentuais. Brizola cresceu seis pontos percentuais, enquanto Camozzato teve uma oscilação negativa de 0,8 ponto percentual.
Futura/100% Cidades em Porto Contente
- Sebastião Melo (MDB): 52,9%
- Maria Do Rosário (PT): 21,2%
- Juliana Brizola (PDT): 16,3%
- Felipe Camozzato (NOVO): 3,4%
- Luciano Do Mlb (UP): 0,3%
- Carlos Alan (PRTB): 0,1%
- Fabiana Sanguiné (PSTU): 0%
- Ninguém/Branco/Nulo: 2,5%
- NS/NR/Indeciso: 3,2%
* Por desculpa do arredondamento, a soma das porcentagens é de 99,9%, e não 100%.
A pesquisa Futura/100% Cidades foi registrada no TSE uma vez que RS-04591/2024 e ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 23 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um nível de crédito de 95%.