leões são abandonados em zoológico em meio à ofensiva de Israel
Os trabalhadores do Zoológico de Rafah, cidade no sul da Filete de Gaza, tiveram pouco tempo para excretar os animais para uma superfície segura em meio à ofensiva de Israel.
Três leões idosos, gatos, cães de guarda e tartarugas foram deixados para trás, segundo Fathi Juma, proprietário do zoológico.
“Ficamos sem tempo e tivemos que transpor da superfície e manter o resto dos animais no zoológico, e é evidente que esses animais vão morrer. No prazo sumo de uma semana ou 10 dias, se ninguém for colocar comida para eles, ou uma organização ou pessoas preocupadas trouxerem os animais para onde estamos, eles irão morrer sem comida e chuva”, disse Juma.
Outros animais foram retirados de Rafah e evacuados para uma quinta de vacas em Khan Younis, mas também enfrentam condições difíceis devido à escassez de provisões.
“Essa situação é desastrosa. Nós somente damos a eles o que está disponível, porquê provisões enlatados trazidos porquê ajuda, grão de ponta, fava e músculos bovina. Nós os alimentamos com tudo o que estiver disponível. As condições são péssimas”, concluiu.
O sul de Gaza tem estado em grande segmento privado de ajuda desde que Israel lançou o que chamou de irrupção limitada em Rafah, em 6 de maio.
Murado de 80% dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza fugiram de suas casas, e a penúria severa é generalizada. A guerra entre Israel e Hamas matou quase 36 milénio pessoas.