
Como é definido o presidente do G20?
O Brasil é o atual presidente do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, e sediará a cúpula de líderes neste ano. O país assumiu o comando do conjunto em dezembro de 2023.
A Presidência do G20 é rotativa, sendo que os integrantes são separados em cinco grupos, geralmente de forma regional, e tem procuração de um ano. Todos os países de um grupo são elegíveis para comandar o conjunto.
Cada grupo possui um vez para assumir a Presidência do G20. Em seguida a realização do evento em uma região de um grupo, o comando é pretérito para outro, que decide internamente quem assumirá a liderança.
A negociação e consenso entre os integrantes é o critério para selecionar quem irá sediar a próxima cúpula do G20.
Uma vez que presidente do conjunto, um país deve organizar a cúpula de líderes, definir a agenda debatida e liderar as discussões durante o ano em comando.
Quem será o próximo presidente do G20?
Antes da cúpula deste ano, que será sediada no Rio de Janeiro, o grupo 3, formado por México, Brasil e Argentina, assumiu a Presidência do G20 em 2018.
A Argentina assumiu o comando, uma vez que México já havia sido anfitrião em 2012 e o Brasil recusou liderar o conjunto.
Em seguida o Brasil, a África do Sul será responsável pela realização do evento em 2025, assumindo a Presidência em 1º de dezembro deste ano.