Concurso Unificado não tem nova data para ser aplicado
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou nesta sexta-feira (3) que o governo federalista ainda não possui uma novidade data definida para realizar o Concurso Vernáculo Unificado, popularmente espargido uma vez que o “Enem dos Concursos”.
A decisão de protraimento foi motivada pelas condições climáticas adversas no Rio Grande do Sul, que enfrenta um estado de calamidade pública devido às tempestades que assolam a região.
Em sua enunciação, a ministra explicou que a definição da novidade data dependerá da situação específica do Rio Grande do Sul e também do processo de retirada das provas já enviadas aos estados, visando centralizá-las em locais “certificados” pela Abin (Filial Brasileira de Lucidez).
“Não temos uma novidade data. Eu quero deixar muito simples que a gente, nas próximas semanas, poderá vulgarizar uma novidade data. Mas, neste momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite, hoje, vulgarizar uma novidade data com segurança”, explicou Esther.
“Sobre a escolha da data, tem a questão do Rio Grande do Sul. Essa não é a única questão. Temos 65 milénio salas que precisamos prometer disponíveis, mais de 4 milénio locais de provas. São 200 milénio pessoas envolvidas, que precisarão estar disponíveis na novidade data”, completou.
As fortes chuvas que atingiram o estado gaúcho deixaram um rastro de ruína, resultando em pelo menos 31 pessoas mortas e outras 74 desaparecidas.
O concurso estava originalmente programado para ocorrer neste domingo (5) em 228 cidades brasileiras, com a participação de 2,1 milhões de inscritos, sendo 80,3 milénio deles do Rio Grande do Sul. No estado, as provas estavam previstas para serem realizadas em 10 municípios.
Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique cá e faça segmento do nosso meato no WhatsApp