Enviado de Israel à ONU diz que país irá agir, e o Irã “sentirá as consequências de suas ações“
O mensageiro de Israel na ONU, Danny Danon, condenou o “ataque sem precedentes do Irã contra Israel” na terça-feira (1º), em uma enunciação a repórteres na sede da organização.
“Deixe-me ser muito evidente. Defenderemos nosso povo. Agiremos. O Irã logo sentirá as consequências de suas ações. A resposta será dolorosa”, disse ele.
Danon também disse que pediu uma sessão de emergência do Recomendação de Segurança o mais rápido provável.
“Isso é decepcionante. Não temos libido de guerra ou escalada, mas não podemos permanecer de braços cruzados quando nossos civis estão sendo atacados dessa maneira. E uma vez que eu disse antes, o Irã costumava enviar representantes. Mas agora, quando eles enviam quase 200 mísseis balísticos, isso é alguma coisa que não acho que nenhuma outra país no mundo ignorará”, disse o mensageiro israelense.
O ataque com mísseis balísticos do Irã marca uma potente escalada de tensões na região, apesar de meses de intensas negociações pelo governo americano de Joe Biden e promessas regulares de que um cessar-fogo para fechar o conflito em Gaza era iminente.
O Irã disparou uma vaga de mísseis contra Israel em retaliação à campanha aérea e terrestre de Israel contra os aliados do Hezbollah de Teerã no Líbano, e Israel prometeu uma “resposta dolorosa” contra seu inimigo.
A Guarda Revolucionária do Irã prometeu que, se Israel revidasse, a resposta de Teerã seria “mais esmagadora e ruinosa”.
Israel disse ter interceptado mais de 180 mísseis lançados do Irã.
(Produzido por Christine Kiernan)