Foco do TSE é garantir a realização das eleições, diz Cármen Lúcia
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou na quinta-feira (1º) que o foco da atuação da namoro nas eleições municipais de 2024 será o de prometer à sociedade a tranquilidade durante o pleito.
O primeiro vez da disputa está previsto para ocorrer no dia 6 de outubro. O segundo, para os municípios com mais de 200 milénio eleitores, no dia 27 de outubro.
“Estamos a 65 dias das eleições, começamos o semestre com o foco especifico de prometer a sociedade brasileira a realização das eleições”, disse a ministra durante a introdução dos trabalhos do tribunal no segundo semestre. “Para que os cidadãos brasileiros tenham tranquilidade e alegria na hora de votar”, completou.
Cármen Lúcia também explicou que foram realizados, durante todo o primeiro semestre, trabalhos de campo com testes nas urnas que serão utilizadas no pleito.
“O TSE já adotou todas as providências, os testes de campo necessários em todos os estados brasileiros. São medidas necessárias para que tenhamos eleições democráticas e seguras, e urnas auditadas, com segurança absoluta para as eleitoras e os eleitores exercerem livremente o recta de voto. Portanto, iniciamos o segundo semestre com esse foco”, continuou a presidente do TSE.
A ministra destacou ainda que o TSE dará prioridade para julgar os processos que tenham qualquer tipo de repercussão com as eleições deste ano
“Será um período de muito trabalho, porquê é próprio das eleições municipais. Mas também será um trabalho feito para o fortalecimento da democracia brasileira, para as melhores condições de treino da cidadania plenamente”, afirmou.
No dia 6 de outubro, eleitores de 5.569 municípios escolherão os representantes para as prefeituras e câmaras municipais. O segundo vez poderá ocorrer em 103 municípios que contam com mais de 200 milénio eleitoras e eleitores registrados, caso nenhuma das candidatas ou nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos na primeira temporada do pleito.
A votação será iniciada às 8h e, se não houver eleitores na fileira, encerrada às 17h, seguindo o horário de Brasília (DF).
Pelo calendário eleitoral, os partidos e federações poderão realizar até o dia 5 de agosto convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Em seguida a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
A propagando eleitoral terá início a partir do dia 16 de agosto. Até lá, qualquer publicidade ou revelação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
A data também é o último dia para os tribunais regionais eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV.
Compartilhe: