Rio Grande do Sul registra oitava morte por leptospirose

Filial Brasil

Rio Grande do Sul registra oitava morte por leptospirose


A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul
confirmou a oitava morte por leptospirose relacionada às enchentes no estado.

O registro refere-se a um varão de 31 anos, morador do município de São Leopoldo (RS), que ficou muito tempo exposto à chuva contaminada. O resultado positivo da modelo foi confirmado posteriormente estudo do Laboratório Médio do Estado (Lacen-RS), em Porto Prazenteiro.

De congraçamento com informe epidemiológico do Meio Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, mais 12 mortes estão em investigação.
Devido às enchentes, ao todo foram notificados 2.548 casos da doença, sendo que 148 deles (5,8%) foram confirmados.

A leptospirose

Doença bacteriana infecciosa aguda, é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados, em contato com a pele e mucosas.
A bactéria pode estar presente na chuva contaminada ou vasa, e os alagamentos aumentam a chance de infecção entre a população exposta. A chuva em regiões alagadas pode se misturar com o esgoto.

Os sintomas surgem normalmente de cinco a 14 dias posteriormente a contaminação, podendo chegar a 30 dias. Os principais são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em próprio na panturrilha) e calafrios. A orientação à população é procurar um serviço de saúde logo nas primeiras manifestações.
Nos municípios sem serviços de saúde disponíveis, as pessoas devem procurar qualquer profissional de saúde em abrigos, albergues ou ginásios.

A Secretaria estadual da Saúde alerta para outros sintomas a serem observados pelos profissionais de saúde, porquê tosse, sensação de falta de ar ou respiração acelerada, alterações urinárias, vômitos frequentes, icterícia, escarros com presença de sangue, arritmias, alterações no nível de consciência. A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, além do risco de mortandade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves.

The post Rio Grande do Sul registra oitava morte por leptospirose
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios