
PF investiga casal suspeito de contrabando de pessoas para os Estados Unidos
Uma operação da Polícia Federalista combate o contrabando de pessoas em Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (1).
As investigações apontam que um par agenciava viagens irregulares de famílias para os Estados Unidos. Ele enviava os brasileiros ao país norte-americano pelo México utilizando documentos mexicanos falsificados.
A operação “Ottawa” ainda identificou que os suspeitos alteravam a nacionalidade dos brasileiros informando que os mesmos eram ccranianos e que, por justificação da guerra no país, precisavam de asilo humanitário.
O pedido de asilo era feito às autoridades mexicanas e estadunidenses.
Os agentes cumprem dois mandados de procura e mortificação em dois endereços do par, um em Governador Valadares (MG) e outro em um condomínio à beirda do mar, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo.
Os mandados foram deferidos pela 1º Vara Federalista de Governador Valadares. Foi decretada também a indisponibilidade de bens e a restrição de transferência de um veículo de luxo do par.
Os investigados responderão pelos crimes de promoção de êxodo proibido, envio irregular de muchacho e de juvenil para o exterior e falsidade ideológica. Se condenados, a pena pode chegar até 16 anos de reclusão.