Kim Jong-un recebe norte-coreanas campeãs mundiais sub-20
O líder norte-coreano Kim Jong-un se encontrou com a Seleção Setentrião-Coreana de Futebol Feminino, campeã mundial sub-20, na Colômbia, na semana passada, celebrando a conquista uma vez que uma manancial de celebração pátrio e união popular, informou a mídia estatal KCNA, nesta terça-feira (1º).
O título, com uma vitória de 1 a 0 sobre o Japão, transformou a Coreia do Setentrião na maior campeã mundial sub-20 — ao lado da Alemanha e dos Estados Unidos, todos tricampeões. Anteriormente, tinha vencido em 2006 e 2016.
Quando os jogadores apareceram com o troféu e medalhas de ouro na sede do Partido dos Trabalhadores, nesta segunda-feira (30), em Pyongyang, Kim os cumprimentou e elogiou por derrotar potências uma vez que Estados Unidos, Brasil e Áustria, disse a KCNA.
“Cada conquista valiosa que nossos atletas trazem tem um apelo e uma inspiração únicos, que unem ainda mais nosso povo e os impulsionam poderosamente no caminho da luta enérgica”, disse o líder norte-coreano, segundo a mídia estatal.
Kim destacou Choe Il Son, atacante de 17 anos que anotou o gol da vitória na decisão e garantiu a Chuteira de Ouro ao marcar seis vezes durante a campanha, e o técnico Ri Song Ho, pelas contribuições deles, de congraçamento com a KCNA.
A equipe recebeu uma recepção estrondosa ao retornar no sábado (28), realizando um desfile em um grande caminhão acessível com famílias e milhares de cidadãos comuns alinhados nas ruas agitando bandeiras nacionais e flores, mostrou a televisão estatal.
Edição: Muralikumar Anantharaman e Gustavo Abraão, da CNN