Paralimpíada: Brasil chega a 400 medalhas na história após bronze no atletismo
Na tarde deste domingo (1), o Time Brasil conquistou a 400ª medalha na história dos Jogos Paralímpicos. O pódio que trouxe a marca histórica ao Brasil foi de André Rocha, que ficou com a medalha de bronze no lançamento de disco da classe F52 (atletas que competem sentados), com a medida de 19,48m.
A medalha de ouro foi para o italiano Rigivan Ganeshamoorthy, que estabeleceu o novo recorde mundial da prova, com 27,06m. Já a prata ficou com o letão Aigars Apinis, com 20,62m.
O pódio de André Rocha deu a 27ª medalha ao Brasil na atual edição dos Jogos. Até cá, são oito ouros, quatro pratas e 15 medalhas de bronze.
No ranking universal, o Time Brasil ocupa a 4ª posição, detrás somente de China, Grã-Bretanha e Estados Unidos. França, Austrália, Holanda, Itália, Uzbequistão e Suíça.
Quem é André Rocha
André, procedente de Taubaté, era policial militar e durante uma perseguição em 2005 caiu de um muro sobranceiro que ocasionou uma grave lesão na poste lombar. Depois de complicações na cirurgia e uma novidade e grave lesão na poste cervical anos depois, ficou com lesões permanentes também nos membros superiores, tornando-se tetraplégico.
Conheceu o esporte paralímpico em 2013, em um projeto da prefeitura de sua cidade.