
Onda de calor sufocante: setembro começa com temperaturas altas e tempo seco no Brasil
O mês de setembro deve trazer altas temperaturas com uma vaga de calor e precipitação inferior da média, segundo previsão da Climatempo.
Na região medial, as temperaturas devem atingir patamar consideravelmente supra da média histórica. As elevações devem ser entre 3ºC e 5ºC em estados porquê Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia.
Região Sul
Na região Sul do país, as temperaturas devem variar durante o mês.
A previsão é de que o ar insensível gere períodos intensos de baixas temperaturas, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apesar de os picos de calor estarem cada vez mais frequentes nestes estados. Devem ocorrer também ondas de calor no setentrião e oeste do Paraná.
Região Sudeste
Na região Sudeste, a expectativa é de que o tempo continue sequioso, quase sem chuvas. As temperaturas também devem ser registradas supra da média no interno de São Paulo e oeste de Minas Gerais, segundo a Climatempo.
Por outro lado, o período da noite deve ter temperaturas amenas a frias, com poucas quedas acentuadas, principalmente em São Paulo, sul de Minas e Rio de Janeiro. Também são esperadas ondas de calor para a região.

Região Meio-Oeste
O Meio-Oeste do país deve sentir ainda mais o aumento das temperaturas. Outrossim, a previsão é de que a umidade relativa do ar permaneça baixa. Por vários dias, de congraçamento com a Climatempo, estados porquê Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem enfrentar temperaturas supra dos 40ºC.
Ondas de calor também estão previstas para Goiás e Província Federalista. Ainda assim, picos de insensível intenso devem atingir partes dos estados da região.
Região Setentrião
Para a região setentrião, as temperaturas também devem ser elevadas. No centro-sul da região, o tempo será mais sequioso e com calor intenso. O extremo setentrião e oeste do Amazonas, por outro lado, deve ter mais umidade, com clima abrasado.
Região Nordeste
Apesar da subtracção das chuvas, a previsão é de que a umidade continue elevada na fita leste da região Nordeste do país. O tempo deve seguir abrasado, mas com consolação do calor intenso observado em outras partes do Brasil.
Segundo a Climatempo, o interno e a costa setentrião da região devem enfrentar, no entanto, clima mais sequioso e calor intenso a extremo. Os estados mais atingidos pelas temperaturas elevadas devem ser Bahia, Maranhão e Piauí.
Precipitação inferior da média
A previsão mostra ainda que secção do país deve ter precipitação entre 30mm e 40mm inferior da média histórica. Os valores devem ser registrados principalmente nos estados ao setentrião do país.
Enquanto isso, Meio-Oeste e Sudeste devem enfrentar precipitações entre 10mm e 30mm inferior da média.
Ainda assim, o leste da região Nordeste e algumas partes do Sul devem ter chuvas dentro da média para o período.