Após sete cidades registrarem focos no sábado, risco de emergência para incêndios é elevado em SP neste domingo
O mês de setembro começa com risco de emergência saliente para incêndios em quase todo o estado de São Paulo. Com a elevação das temperaturas, a Resguardo Social do estado emitiu um alerta para os próximos dias.
Com a baixa umidade relativa do ar, o aviso foi divulgado pelo órgão na última quinta-feira (29), indicando os possíveis focos entre o final do mês de agosto e início de setembro. O Planta de Risco de Incêndio, instrumento da Resguardo Social, ajuda no monitoramento das queimadas em vegetação durante o período da estiagem.
No sábado (31), pelo menos sete cidades registraram focos de incêndio: Morro Agudo, Pedregulho, Fernandópolis, Altinópolis, Indiana, Ribeirão Preto e Igarapava.
O Meio de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) indica ainda que, neste período, as condições climáticas apontam ventos fortes que podem chegar aos 60km/h e falta de chuva, combinados com as altas temperaturas.
Os municípios de Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú são as regiões em que os termômetros podem perceber os 35°C durante o período mais quente do dia. Nessas cidades, a umidade relativa do ar pode permanecer inferior dos 20%.
As regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem ser de 34ºC. Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, os termômetros podem registrar 33ºC. Em todos esses locais a umidade do ar deve ser inferior dos 20%.
Os termômetros devem registrar máximas de até 29°C em Itapeva, Sorocaba e Iperó, com umidade inferior dos 25%.
Na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, a máxima prevista será de 27°C, com a umidade ficando inferior dos 30%.
Vídeo: foco de incêndio na região de Ribeirão Preto no sábado (31)
A recomendação para a saúde é evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e 16h, evitar aglomerações, usar soro fisiológico para os olhos e narinas, ter uma boa hidratação e umidificar o envolvente.
A Resguardo Social alerta para algumas medidas de prevenção a incêndios, porquê não colocar queima em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro na extremidade de rodovias, não limpar áreas rurais utilizando técnicas com queima, não queimar lixo e não soltar balão.