Rebeldes houthis reivindicam ataque de míssil contra Israel – e Netanyahu promete retaliação

Os houthis do Iêmen reivindicaram neste domingo um ataque contra Israel, horas depois que militares israelenses alegaram que um míssil caiu em uma superfície oportunidade na região meão do país. A investida não deixou mortos, mas intensifica as tensões na região quase um ano depois o início dos conflitos em Gaza.

Nesta madrugada, as forças israelenses afirmaram ter identificado um míssil cruzando o núcleo de Israel pelo leste e aterrissando em uma superfície oportunidade. Em um expedido ulterior, o tropa disse que o míssil “foi disparado do Iêmen” e que “as explosões ouvidas nos últimos minutos são de interceptores (equipamentos)”.

Em uma enunciação em vídeo, o porta-voz dos houthis, Yahya Sree, afirmou que os rebeldes “atacaram uma posição militar do inimigo israelense na superfície de Jaffa” usando um “míssil balístico que conseguiu atingir seu mira”. Ele também acrescentou que “as defesas do inimigo não conseguiram interceptá-lo”.

Posteriormente o ataque, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alertou aos houthis sobre a possibilidade de uma retaliação.

“Esta manhã, os houthis lançaram um míssil superfície superfície do Iêmen em nosso território. Eles já devem saber que cobramos um preço cima por qualquer tentativa de nos lutar”, disse Netanyahu, de entendimento com um expedido de seu escritório.

Ataques houthis

Desde novembro, os houthis vêm lançando uma série de ataques com mísseis e drones contra embarcações ligadas a Israel no Golfo de Aden e no Mar Vermelho.

Em julho deste ano, os rebeldes lançaram um ataque de drone contra Tel Aviv, deixando um social morto. Em retaliação, caças israelenses bombardearam o porto de Hodeida, no Iêmen, controlado pelos houthis. O líder rebelde disse na era que uma resposta ao ataque era “inevitável”.

O grupo pertence ao chamado “eixo da resistência” do Irã, que inclui grupos apoiados por Teerã no Iraque, na Síria e no Líbano.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios