Brasil faz história, bate a Bélgica na Copa Davis e torce pela Itália neste domingo
Depois a vitória de João Fonseca, de 18 anos, 158º, Thiago Monteiro , 76º, conseguiu uma baita viradela e fez história para o Brasil neste sábado, consolidando a vitória sobre a Bélgica na Despensa Davis pelo Grupo A em Bolonha, na Itália.
O cearense derrotou Zizou Bergs, 72º e número 1 belga no confronto, de viradela por 4/6 7/6 (7/5) 7/5 em seguida 2h43min de duração e garantiu a vitória brasileira no confronto.
Esta é a primeira vez em cinco duelos que o Brasil guia a Bélgica na Despensa Davis . Nosso país havia perdido as quatro outras em 1960, 1993, 2016 e 2019, três destas fora de morada. É também o primeiro confronto que o Brasil ganha nas finais no novo formado que foi aplicado em 2019. Esta é a primeira vez do nosso time na temporada final da competição.
Nas duplas, Rafael Matos e Felipe Meligeni caíram diante de Sander Gille e Joran Vliegen por 6/3 3/6 6/4.
Com o resultado de 2 a 1, o time pátrio encerrou a participação inédita na temporada final de grupos com 4 vitórias e 5 derrotas em três confrontos e precisa que a Itália tenha um dia perfeito neste domingo derrotando a Holanda por 3 a 0. Assim, o time pátrio empataria somente com os belgas e venceria no confronto direto.
Caso os italianos vençam por 2 a 1, a definição iria para o Set Average (Média de Sets) entre Brasil, Holanda e Bélgica e daí os belgas levam vantagem sobre nós por pequena margem (44 a 43%), tirando nossas chances. Se a Holanda vencer, garante a outra vaga do grupo. A vitória do Brasil neste sábado maquinalmente classificou os italianos.