Japão envia caças contra presença de aeronaves russas nos limites do espaço aéreo do arquipélago

O Japão ordenou o envio de caças em resposta à presença de aeronaves russas, que voaram ao volta do arquipélago pela primeira vez em cinco anos, disse o Ministério da Resguardo nipónico.

De combinação com um expedido, aviões Tu-142 do tropa russo sobrevoaram o arquipélago na quinta-feira, 12, desde a região sul de Okinawa até a ilhota de Hokkaido, ao setentrião.

Os aviões não entraram no espaço desatento nipónico, mas sobrevoaram uma extensão disputada entre Tóquio e Moscou, disse um funcionário do ministério à AFP na sexta-feira.

“Em resposta, mobilizamos urgentemente aeronaves de combate das forças de resguardo aérea”, afirmou o expedido da Resguardo.

A última vez que a aviação russa cercou o Japão foi em 2019, disse o responsável ministerial, mas nessa ocasião foi com bombardeios que penetraram no espaço desatento nipónico.

Esta semana, as forças navais da Rússia e da China iniciaram manobras conjuntas no Mar do Japão, que se estende entre o arquipélago, a península coreana e a costa oriental russa.

As manobras fazem secção de um tirocínio naval descrito pelo presidente russo, Vladimir Putin, uma vez que o mais importante do gênero em três décadas.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios