Desfile em Brasília destaca democracia e independência do Brasil

Na manhã deste sábado (07/09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A cerimônia, que celebra os 202 anos da independência do Brasil, trouxe porquê tema meão “Democracia e Independência: É o Brasil no Rumo Notório”.

O presidente chegou à Esplanada em um Rolls-Royce presidencial, sege utilizado em ocasiões solenes, posteriormente passar em revista as tropas perto do Palácio do Planalto. Lula foi recebido pelo ministro da Resguardo, José Mucio Monteiro, e pelos comandantes das três Forças Armadas.

Na tribuna de honra, ao lado do presidente, estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Senado Federalista, Rodrigo Pacheco, e o presidente do Supremo Tribunal Federalista (STF), Luís Roberto Barroso. Ministros da Incisão, porquê Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Edson Fachin, também participaram da cerimônia. Ou por outra, outros ministros do governo marcaram presença, porquê Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Rui Costa (Moradia Social), Marina Silva (Meio Envolvente), Margareth Menezes (Cultura) e Cida Gonçalves (Mulheres). O governador do Província Federalista, Ibaneis Rocha, também acompanhou o evento.

Entre as ausências notáveis estavam o ministro da Herdade, Fernando Haddad, e a primeira-dama, Janja da Silva, que se encontra em Doha, no Sondar, a invitação da xeica Mozha bin Nasser al-Missned, para participar de um evento internacional sobre a proteção da ensino.

A solenidade contou com a presença de aproximadamente 30 milénio pessoas, de negócio com estimativas da organização do evento. O público saudou o presidente Lula em sua chegada às arquibancadas do Eixo Monumental, onde se posicionaram os espectadores.

Temáticas e homenagens

Leste ano, o desfile foi organizado em torno de três eixos temáticos principais. O primeiro deles destacou a presidência rotativa do Brasil no G20, com uma cúpula de chefes de Estado prevista para novembro, no Rio de Janeiro. Outro eixo abordou os esforços de reconstrução do Rio Grande do Sul posteriormente as fortes chuvas que atingiram o estado em maio, com a presença do governador Eduardo Leite e do ministro Paulo Pimenta, responsável pela Secretaria Extraordinária para Espeque à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O terceiro eixo enfatizou a ampliação dos serviços de saúde e as campanhas de vacinação, com a retomada do programa Mais Médicos pelo governo federalista, visando proteger mormente as crianças.

Uma das atrações do desfile foi a participação de 30 atletas olímpicos que competiram nos Jogos de Paris, realizados entre julho e agosto deste ano. O destaque foi o desportista Caio Bonfim, medalhista de prata na marcha atlética, que carregou a bandeira do Brasil. O mascote Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação no país, também participou da cerimônia, reforçando a valor da vacinação porquê um dos eixos do evento.

Ex-presidente Jair Bolsonaro convoca sintoma

Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, usou suas redes sociais para convocar uma sintoma na Avenida Paulista, em São Paulo. Ele faz críticas ao governo de Lula e pede para que seus apoiadores não compareçam às celebrações do 7 de Setembro.

“Às 14h estarei na Paulista participando de um grande ato em resguardo da nossa liberdade. Esta semana não é a semana da independência. Um país sem liberdade não pode comemorar zero nessa data”, disse Bolsonaro em um post.



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios