IA pode gerar "gargalo" no mercado financeiro, mas criptomoedas tem solução

A gestora Bernstein divulgou um relatório nesta semana em que afirma que o uso de lucidez sintético para a realização de pagamentos e transações financeiras pode gerar um “gargalo” na economia global. Entretanto, as criptomoedas podem ser a solução para evitar esse problema.

No relatório, os analistas explicam que o sistema financeiro global atual foi construído a partir de um grupo restringido de redes específicas para algumas jurisdições, com destaque para a SWIFT a nível internacional e os sistemas das gigantes Mastercard e Visa.

  • GRÁTIS: CONHEÇA AS MELHORES 3 ESTRATÉGIAS PARA INVESTIR EM BITCOIN

Em universal, o entrada a esses sistemas demanda uma verificação de conta bancária, identidade e cartões de crédito. E essa lanço representa um repto para a integração da lucidez sintético no sistema, exatamente por elas não terem uma “identidade” ou conta própria.

Nesse sentido, o Bernstein acredita que os chamados “agentes de IA” – que possuem autonomia para realizar operações – não possuem as habilidades necessárias para “mourejar com o sistema financeiro atual de forma eficiente”, dificultando a incorporação em operações mais complexas e com envolvimento de humanos.

  • ONDE INVESTIR EM CRIPTO NO 2º SEMESTRE? DESCUBRA NESTE RELATÓRIO GRATUITO

Para o Bernstein, a incorporação completa da lucidez sintético demanda que o sistema financeiro evolua para um envolvente de micropagamento sem fricções e de plebeu dispêndio. E é exatamente nessa espaço que as criptomoedas poderiam atuar, com destaque para as chamadas stablecoins.

Esses ativos, que são pareados a outros – uma vez que dólar -, podem ser usados em pagamentos transfronteiriços de forma barata, praticamente instantânea e com pouca burocracia, exatamente o tipo de transação que os agentes de lucidez sintético precisariam realizar.

  • Uma novidade era da economia do dedo está acontecendo muito diante dos seus olhos. Não perda tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o pedestal de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

“As criptomoedas têm uma oportunidade real de tomar a rede de pagamentos com lucidez sintético, permitindo maior programabilidade e autonomia financeira aos agentes de IA”, aponta o relatório.

IA e stablecoins

Os agentes de IA poderiam realizar as transações a partir de carteiras digitais ligadas a blockchains ao invés de contas bancárias, contornando exigências atuais de documentação e identidade. Aliás, seria provável usar a tecnologia blockchain para vincular diretamente essas ferramentas com empresas e indivíduos.

O relatório aponta que a convergência entre lucidez sintético e stablecoins pode impulsionar esse ativo para transações no varejo e e-commerce, exatamente as duas áreas em que a adoção menos avançou. Com isso, essas criptomoedas podem lucrar “uma novidade chance de terem relevância nesse espaço”.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios