
NLF é notificada pelo Procon-SP 10 dias antes da partida no Brasil
Pouco menos de uma semana antes da primeira partida da National Football League (NFL) no Brasil, a Instauração de Proteção e Resguardo do Consumidor (Procon-SP) notificou a entidade por informações divulgadas que ferem o Código de Resguardo do Consumidor (CDC). A partida será no dia 6 de setembro, na Neo Química Redondel, em São Paulo.
NFL no Brasil: jogo entre Eagles e Packers deve movimentar R$ 328 milhões em SP
A notícia foi anunciada pelo órgão público nesta terça-feira, 27, em decorrência da divulgação de uma lista com itens que o público estaria proibido de levar ao estádio, incluindo provisões e bebidas. A impossibilidade de levar esses dois itens configura “venda casada”, uma vez que o consumidor fica obrigado a consumir no lugar.
“Há algumas questões de segurança que precisam ser respeitadas, uma vez que as embalagens das bebidas não serem latas, que são proibidas, e as garrafas de chuva devem ser abertas pelos organizadores logo na ingressão. Mas é permitido levar, muito uma vez que frutas e outros provisões. Ou por outra, a organização deve fornecer chuva filtrada gratuita no interno do lugar do evento, dentre outros direitos”, explica Luiz Orsatti Fruto, diretor executivo do Procon-SP.
A notificação vem em segmento uma vez que uma conversa com organizadores de grandes eventos, “alguns dos quais já estão participando de uma iniciativa de prevenção, para resguardar os direitos dos consumidores brasileiros e evitar problemas durante o entrada do público, uma vez que aglomeração, atrasos e desentendimentos”, diz a nota solene do Procon. Além do questionamento sobre provisões e bebidas, o Procon também quer ter entrada a informações sobre a venda de ingressos — para evitar ações de cambistas — e sobre a integridade das pessoas frente a eventos climáticos.
A companhia tem até o dia 2 de setembro para responder aos questionamentos do Procon-SP. Procurada pela EXAME, a NFL não se pronunciou. O espaço segue destapado.
Quando será o jogo da NFL no Brasil?
O confronto entre Eagles e Packers acontece no dia 6 de setembro, um dia depois da lhaneza solene da temporada, na Neo Química Redondel, a partir das 21h15 (horário de Brasília).
Onde presenciar ao jogo da NFL no Brasil?
A transmissão será feita oficialmente pelo Disney+.
Uma vez que comprar ingressos para o jogo da NFL em São Paulo?
Não há ingressos disponíveis no momento para a partida.
Uma vez que presenciar ao show da Anitta na NFL?
A transmissão do jogo será feita oficialmente pelo Disney+.
Popularização da NFL no Brasil
Inúmeras ações foram realizadas nas plataformas, e presenciar aos jogos, principalmente às edições do sempre espetacular Super Bowl, foi se tornando hábito no Brasil, associando o esporte ao convívio social. Consequentemente, a base de fãs foi aumentando. Para colaborar ainda mais no processo, Effect Sport e NFL promoveram a vinda de grandes nomes da modalidade ao país. Em 2019, Russell Wilson viveu dias especiais no Rio de Janeiro, curtiu o Carnaval na Sapucaí e profetizou: “Temos de trazer um jogo da NFL para o Brasil”.
A pandemia de covid-19 pegou o mundo de surpresa, mas acabou potencializando o cenário do dedo, e com a NFL Brasil não foi dissemelhante. Ações nas redes sociais uma vez que “Despensa das Torcidas” promoveram interações na mansão dos milhões. O caos começou a passar, a vida a voltar ao normal e a liga no país seguia crescendo. Em 2021, mais dois canais dedicados aos fãs brasileiros foram lançados: o YouTube e o TikTok. E seriam esses os mais bem-sucedidos em tempo recorde.
Antes disso, em 2022, foi o perfil do Instagram que fez história: alcançou 500 milénio seguidores, o primeiro a superar a marca entre todos os mercados internacionais da NFL. Em janeiro daquele ano, a Effect Sport deu mais um passo importante no mercado: intermediou a volta da liga à TV ocasião no Brasil, em convénio com a RedeTV! para exibição do Super Bowl. “Naquele momento, entendemos que seria fundamental posicionar a NFL a novos fãs, e a TV ocasião se provou ter sido uma ótima escolha, complementando o magnífico trabalho que a ESPN faz há muitos anos”, explica o executivo. A emissora ficou satisfeita com os resultados e estendeu o contrato para a temporada seguinte.