SpaceX mandará bilionário para primeira caminhada espacial nesta terça-feira; veja detalhes

A SpaceX está pronta para lançar quatro astronautas privados ao espaço nesta terça-feira, em uma missão histórica chamada Polaris Dawn. O destaque do voo será a realização da primeira estirão espacial mercantil, que contará com a participação do bilionário Jared Isaacman, que já esteve em trajectória com a SpaceX em 2021. Isaacman, que financia a missão, será escoltado por outros três tripulantes.

A equipe inclui Sarah Gillis e Anna Menon, ambas engenheiras da SpaceX, e Scott “Kidd” Poteet, ex-piloto da Força Aérea e camarada de Isaacman. O lançamento ocorrerá no foguete Falcon 9 a partir do Meio Espacial Kennedy, na Flórida, às 4h38 no horário de Brasília (3h38 no horário sítio). A SpaceX tem janelas alternativas de lançamento às 5h23 e 7h09, tanto no dia 27 quanto no dia 28 de agosto, caso o lançamento precise ser delongado.

O ponto sobranceiro da missão está previsto para o terceiro dia, quando Isaacman e Gillis deixarão a espaçonave Crew Dragon para realizar a estirão espacial. Ambos sairão individualmente por períodos de 15 a 20 minutos, presos ao veículo espacial. Esse procedimento será o primeiro teste desse tipo realizado pela SpaceX, que pretende calcular porquê a tecnologia pode ser incorporada em futuras missões.

Objetivos da missão e inovação tecnológica

Embora o foco principal da missão seja a estirão espacial, o Polaris Dawn também procura depreender outros objetivos e estabelecer novos recordes. A espaçonave Crew Dragon atingirá uma altitude de 1.400 quilômetros supra da Terreno, a maior intervalo que uma tripulação humana terá voado desde as missões Apollo à Lua. Se bem-sucedida, Gillis e Menon conquistarão o recorde de mulheres que viajaram mais longe da Terreno.

Durante a missão, a tripulação será exposta a altos níveis de radiação, oferecendo uma oportunidade única para a SpaceX coletar dados sobre os efeitos do envolvente espacial no corpo humano. Aliás, será realizada uma prova em voo do serviço Starlink. Um dispositivo instalado na Crew Dragon tentará se conectar com os satélites Starlink, testando a conectividade que pode ser usada em missões futuras.

A missão deve persistir aproximadamente cinco dias, com retorno previsto ao largo da costa da Flórida.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios