Julia Soares fez o Brasil saber mais um nome de peso na ginástica artística durante os Jogos Olímpicos de Paris. Depois de prometer uma vaga para a final da categoria trave no último domingo, 28, nesta terça-feira, 30, ela fez história ao lado de Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira ao prometer o bronze por equipes. A conquista foi inédita, já que o Time Brasil não havia conseguido o pódio em conjunto, apesar das muitas conquistas no individual.
Aos 18 anos, Julia (@juju_bsoares) está em sua primeira edição de Olimpíadas e disparou nas redes sociais, com um desenvolvimento de 2000% em exclusivamente seis dias Ela tinha 50 milénio seguidores no Instagram até a última sexta-feira, 26, e em seguida os feitos em Paris, chegou a marca de 1,5 milhão.
“Os jogos olímpicos criam momentos históricos e eternizam heróis. Tão importante quando o préstimo esportivo e sua consequente projeção, os passos seguintes da curso de uma desportista que brilha podem ser transformados do ponto de vista de exposição e interesse de marcas patrocinadoras mas para isso é necessário que tal desportista e seu staff esteja prestes para colher os frutos comerciais do sucesso”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
“Os Jogos são o vértice dos esportes olímpicos. O desportista que souber se expedir e interagir com os torcedores nas provas e nas redes durante esse período tendem a erigir um relacionamento que tem potencial de longo prazo, aumentando ainda sua força com mercado publicitário e interesse das marcas”, complementa Bruno Brum, CMO da End to End, hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo e produtora de teor solene das redes sociais do Time Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Além do desempenho na trave, a jovem desportista também fez o público vibrar com a atuação no solo, embalando canções uma vez que “Enxurrada de Manias”, do Raça Negra, e “Milord”, de Edith Piaf.
A primeira aparição internacional de Julia Soares aconteceu em 2022, quando conquistou o ouro na lanço de Baku da Despensa do Mundo. No mesmo ano, também conquistou quatro ouros no Sul-Americano. Ela também fez segmento do grupo que conquistou a medalha de prata no Mundial de 2023, que acabou garantindo a vaga do Time Brasil para os Jogos de Paris.
“As Olimpíadas são o momento sumo para qualquer desportista ou enamorado por esporte. O sacrifício, o foco e a paixão desses profissionais conversam diretamente com a paixão do torcedor. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas o vinda das redes sociais tornou muito mais ‘simples’ essa aproximação que, antes, estavam mais distantes do público. Um dos nossos clientes em Paris é uma família de três filhos, onde a mais novidade – ainda menor de idade – é obcecada pela Rebeca Andrade desde as últimas Olimpíadas. Me pergunto se essa paixão teria se mantido firme e se traduzido em consumo se, de 2021 para cá, ela não tivesse escoltado a trajetória e esforço da Rebeca pelas redes sociais. Espero que em Los Angeles, 2028, nós vendamos pacotes também para brasileiras que conheceram, se encantaram e viraram torcedores da Julia nesse momento”, explica Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, filial de experiências esportivas, e perito em perito em gestão e negócios do esporte.
“As Olimpíadas simbolizam o que há de mais valioso para os esportistas. São anos de treino e muito foco para simbolizar o próprio país. E hoje, as redes sociais ajudam não só a propagar as modalidades e os atletas, uma vez que aumentam, e muito, esse alcance”, aponta Sofia Aldin, perito em marketing e CMO do Grupo Esportes da Sorte, presente em Paris com parcerias comercias com o Grupo Mundo e Cazé TV.
As finais individuais da ginástica, que contará com a participação de Julia Soares, acontecem na quinta-feira, 1, a partir das 13h15.
1/16
Uma vista universal do Refeitório da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
(Uma vista universal do Refeitório da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024)
2/16
Vista dos anéis olímpicos na Vila Olímpica dos atletas.
(Vista dos anéis olímpicos na Vila Olímpica dos atletas.)
3/16
Vista universal da Vila Olímpica vista da rossio da Vila em Saint-Denis
(Vista universal da Vila Olímpica vista da rossio da Vila em Saint-Denis)
4/16
Uma visão universal da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
(Uma visão universal da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024)
5/16
Uma visão universal da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
(Uma visão universal da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024)
6/16
Vista do prédio residencial na Vila Olímpica onde os atletas chineses serão alojados durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Saint-Ouen, perto de Paris, França
(Vista do prédio residencial na Vila Olímpica onde os atletas chineses serão alojados durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Saint-Ouen, perto de Paris, França)
7/16
A residência da Delegação do Reino Uno na Vila Olímpica é adornada com bandeiras nacionais em Paris, França, em 23 de julho de 2024. À medida que as Olimpíadas de Paris se aproximam, atletas de todo o mundo estão chegando e se acomodando no Vila. Em Paris, as residências dos atletas turcos estão localizadas em ambas as margens do rio Sena.
(A residência da Delegação do Reino Uno na Vila Olímpica é adornada com bandeiras nacionais em Paris, França, em 23 de julho de 2024. À medida que as Olimpíadas de Paris se aproximam, atletas de todo o mundo estão chegando e se acomodando no Vila. Em Paris, as residências dos atletas turcos estão localizadas em ambas as margens do rio Sena.)
8/16
Uma visão universal da construção da Equipe Canadá dentro da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 23 de julho de 2024 em Paris, França.
(Uma visão universal da construção da Equipe Canadá dentro da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 23 de julho de 2024 em Paris, França.)
9/16
Uma vista universal dentro da extensão de jantar da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 23 de julho de 2024 em Paris, França.
(Uma vista universal dentro da extensão de jantar da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 23 de julho de 2024 em Paris, França.)
10/16
Antes dos Jogos Olímpicos de Verão, Olympia Paris 2024, os membros da equipe Team Germany relaxam em frente ao alojamento teutónico na Vila Olímpica dos atletas.
(Antes dos Jogos Olímpicos de Verão, Olympia Paris 2024, os membros da equipe Team Germany relaxam em frente ao alojamento teutónico na Vila Olímpica dos atletas.)
11/16
Antes dos Jogos Olímpicos de Verão, Jogos Olímpicos de Paris 2024, vista de um quarto do alojamento da delegação alemã na Vila Olímpica para atletas.
(Antes dos Jogos Olímpicos de Verão, Jogos Olímpicos de Paris 2024, vista de um quarto do alojamento da delegação alemã na Vila Olímpica para atletas.)
12/16
Uma visão universal dos locais de treinamento da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
(Uma visão universal dos locais de treinamento da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024)
13/16
Uma visão universal dentro do lugar de treinamento de basquete na Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 23 de julho de 2024 em Paris, França.
(Uma visão universal dentro do lugar de treinamento de basquete na Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 23 de julho de 2024 em Paris, França.)
14/16
O nadador Ji Xinjie da equipe China participa de uma sessão de treinamento na Redondel La Defense antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 24 de julho de 2024 em Paris, França. As Olimpíadas de Paris serão realizadas de 26 de julho a 11 de agosto.
(O nadador Ji Xinjie da equipe China participa de uma sessão de treinamento na Redondel La Defense antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 24 de julho de 2024 em Paris, França. As Olimpíadas de Paris serão realizadas de 26 de julho a 11 de agosto.)
15/16
Uma visão universal da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 23 de julho de 2024 em Paris, França
(Uma visão universal da Vila Olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 23 de julho de 2024 em Paris, França)
16/16
O presidente do COI, Thomas Bach, experimenta comida de um bufê de saladas enquanto visitante a Vila Olímpica antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
(O presidente do COI, Thomas Bach, experimenta comida de um bufê de saladas enquanto visitante a Vila Olímpica antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024)