As autoridades dos Estados Unidos alertaram os moradores da Flórida sobre a chegada do furacão Milton, que deve atingir o estado ainda nesta quarta-feira, 9. O fenômeno está sendo indigitado porquê um dos maiores furacões a atingir o país na história.
De congraçamento com o Núcleo Pátrio de Furacões (NHC), o Milton é o nono furacão da temporada no Atlântico em 2024 e ganhou força de categoria 5 no Golfo do México na segunda-feira, 7. O aumento explosivo em força e intensidade ocorreu em um ritmo quase recorde, tornando Milton um dos furacões mais intensos já registrados na bacia do Atlântico, disse o órgão em nota.
Por que o furacão se intensificou?
O calor recorde das águas do Golfo do México contribuiu para essa intensificação, já que oceanos mais quentes fornecem mais “combustível” para os furacões, desde que outras condições atmosféricas, porquê o cisalhamento do vento, também sejam favoráveis.
As autoridades afirmam que Milton pode ser a pior tempestade a atingir a região em muro de um século, com previsão de ondas de 3 a 4,5 metros e acumulados de até 38 centímetros de chuvas em áreas específicas.
O que causou o furacão Milton?
Segundo o NHC, o furacão Milton iniciou sua trajetória porquê uma depressão tropical no sudoeste do Golfo do México no sábado, 5. Poucas horas depois, o órgão classificou a tempestade porquê tropical. No domingo à tarde, exclusivamente 24 horas depois receber seu nome, Milton já havia se tornado um furacão de categoria 1. Essa intensificação rápida é caracterizada por um aumento de 35 mph na velocidade do vento em um período de 24 horas.
1/9
Uma tempestade pode ser vista se movendo sobre Tampa à intervalo de St. Petersburg, Flórida, antes do furacão Milton chegar à costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024. A Flórida atingida pela tempestade se preparou na terça-feira para um impacto direto do furacão Milton, um sistema climatológico teratológico que prenúncio motivar danos catastróficos e força o presidente Joe Biden a diferir uma grande viagem ao exterior
(Uma tempestade pode ser vista se movendo sobre Tampa à intervalo de St. Petersburg, Flórida, antes do furacão Milton chegar à costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024)
2/9
Moradores da dimensão de Apopka enchem sacos para proteger suas casas de possíveis inundações antes da chegada do furacão Milton, em Orlando, Flórida, em 9 de outubro de 2024. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de congraçamento com o National Hurricane Center
(Moradores da dimensão de Apopka enchem sacos para proteger suas casas de possíveis inundações antes da chegada do furacão Milton, em Orlando, Flórida, em 9 de outubro de 2024)
3/9
Uma moradia fechada com tábuas à venda no jardim da frente em Dunedin antes do esperado desembarque do furacão Milton hoje à noite, em 9 de outubro de 2024, na Flórida. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de congraçamento com o National Hurricane Center
(Uma moradia fechada com tábuas à venda no jardim da frente em Dunedin antes do esperado desembarque do furacão Milton)
4/9
Um multíplice de apartamentos danificado pelo furacão Helene na seção Treasure Island de St. Petersburg, Flórida, em 8 de outubro de 2024, antes do esperado desembarque do furacão Milton. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de congraçamento com o National Hurricane Center
(Um multíplice de apartamentos danificado pelo furacão Helene na seção Treasure Island de St. Petersburg, Flórida, em 8 de outubro de 2024, antes do esperado desembarque do furacão Milton.)
5/9
Pessoas fazem fileira em seus carros para abastecer em um posto de gasolina antes da chegada esperada do furacão Milton em Lakeland, Flórida, em 8 de outubro de 2024. A Flórida atingida pela tempestade se preparou na terça-feira para um impacto direto do furacão Milton, um sistema climatológico teratológico que prenúncio motivar danos catastróficos e força o presidente Joe Biden a diferir uma grande viagem ao exterior
(Pessoas fazem fileira em seus carros para abastecer em um posto de gasolina antes da chegada esperada do furacão Milton em Lakeland, Flórida, em 8 de outubro de 2024)
6/9
Os empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do Prédio El Maravilha na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5 com tramontana à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em poucas semanas
(Os empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do Prédio El Maravilha na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida)
7/9
Pessoas passam por vitrines fechadas em Tampa antes do furacão Milton atingir a costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024, na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com tramontana à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas
(Pessoas passam por vitrines fechadas em Tampa antes do furacão Milton atingir a costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024, na Flórida)
8/9
This handout satellite image taken on October 8, 2024, at 10:03 am EST courtesy of the National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) and the Regional and Mesoscale Meteorology Branch (RAMMB) shows hurricane Milton churning over the Gulf of Mexico. Hurricane Milton exploded in strength Monday to become a potentially catastrophic Category 5 storm bound for Florida, threatening the US state with a second ferocious hurricane in as many weeks. (Photo by HANDOUT / NOAA / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE – MANDATORY CREDIT “AFP PHOTO / NOAA / RAMMB” – NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS – DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(O furacão Milton explodiu em força na segunda-feira para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com tramontana à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas)
9/9
Nesta imagem de satélite cortesia do Sentinel Hub da Sucursal Espacial Europeia tirada em 7 de outubro de 2024, o olho de alfinete do furacão Milton pode ser visto sobre o Golfo do México. O furacão Milton explodiu em força na segunda-feira para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com tramontana à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em poucas semanas
(Nesta imagem de satélite cortesia do Sentinel Hub da Sucursal Espacial Europeia tirada em 7 de outubro de 2024, o olho de alfinete do furacão Milton pode ser visto sobre o Golfo do México)
Qual a rota do furacão Milton?
A previsão do NHC indica que o núcleo do furacão Milton passará sobre o centro-oeste da Flórida, trazendo uma grande maré de tempestade ao longo da costa antes de chegar à terreno. O fenômeno deve cruzar a Flórida, de oeste para leste durante a noite e madrugada e seguir pelo Oceano Atlântico na manhã de quinta-feira, 10
Na noite desta terça-feira, 8, o órgão relatou que o furacão havia “oscillado” para o sul, levando os meteorologistas a ajustarem ligeiramente sua trajetória. Eles explicaram que, mesmo as previsões mais precisas costumam apresentar um ramal de muro de 100 km quando a tempestade está a 36 horas de intervalo.
Quando o furacão Milton vai chegar?
Com base na previsão mais recente, espera-se que Milton atinja a Flórida porquê um grande furacão na noite desta quarta.
Ou por outra, o Serviço Pátrio de Meteorologia em Tampa, Flórida, está alertando que “se Milton permanecer em seu curso, será o furacão mais poderoso a atingir a Baía de Tampa em mais de 100 anos. Ninguém na dimensão já experimentou um furacão tão potente antes.”
O que fazer antes da chegada do furacão?
Os moradores da Flórida foram orientados a se preparar para o maior esforço de evacuação do estado em anos, com o governador Ron DeSantis alertando que um “monstro” está a caminho.
A maioria dos condados já declarou estado de emergência, e evacuações foram ordenadas ao longo da costa oeste da Flórida.
As autoridades de gerenciamento de desastres divulgaram uma lista e um planta com as ordens de evacuação para a população. Ou por outra, abrigos de grande porte foram preparados porquê opção para aqueles que não puderem retornar às suas casas.
