
Micro e pequenos empreendedores têm acesso facilitado a crédito por meio do FAMPE – ac24horas.com
Micro e pequenos empreendedores que desejam obter crédito bancário para expandir ou melhorar seus negócios podem encontrar no Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) uma opção para acessar linhas de crédito facilitadas e com taxas menores. O programa, oferecido pelo Sebrae, também disponibiliza atendimento em consultoria financeira, com orientação ao crédito, suporte para planejamento financeiro, consultorias específicas e seguimento pós-crédito.
Segundo o crítico do Sebrae no Acre, Gérson Aguirre, com o crédito obtido por meio do FAMPE, os empreendedores podem investir na compra de máquinas e equipamentos, capital de giro, otimização de processos para redução custos, reformas e ampliação do espaço físico da empresa e até transfixar filiais. “Somente em 2023, o FAMPE beneficiou 49 empresas no Acre, com o totalidade de R$ 2,4 milhões financiados por meio de instituições financeiras conveniadas. Esse volume de recursos incentiva que pequenos negócios busquem novos investimentos e modernização, além do contribuir para a geração de ofício e renda no nosso estado”, afirmou.
De janeiro a maio de 2024, micro e pequenas empresas já acessaram mais de R$ 1 bilhão em empréstimos através do FAMPE em todo o país, volume que representa um incremento de 140% em relação ao mesmo período de 2023. “São muro de 20 milénio operações registradas somente nesse ano no país, o que demostra que o FAMPE é uma opção viável para quem procura escora para fazer seu empreendimento com planejamento”, frisou o crítico.
Porquê participar do FAMPE?
Para aderir ao FAMPE, o empreendedor deve procurar uma das instituições financeiras parceiras do programa e solicitar a estudo do crédito. Para ter entrada ao crédito deve ter toda sua documentação, muito uma vez que todos os comprovantes de regularidade fiscal.
No Acre, o Sebrae firmou convênio com a Caixa Econômica Federalista, Sicoob e Sicred. Mais informações estão disponíveis no site.