Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite de oliva; saiba quais são

A Filial Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira, 24, a proibição da venda dos azeites de oliva extravirgem 0,5% de acidez das marcas Serrano e Serrania no Brasil.

De concórdia com a medida publicada no Quotidiano Solene da União (DOU), todos os lotes dessas marcas tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos no país. A Anvisa também determinou a consumição das unidades disponíveis no mercado.

A decisão foi motivada pelo veste de os produtos serem trazidos e distribuídos no Brasil por “estabelecimentos desconhecidos”, o que infringe a legislação sanitária pátrio.

Em março deste ano, o Ministério da Cultivação e Pecuária (Planta) já havia determinado o recolhimento de dez marcas de azeites de oliva extravirgem, incluindo Terreno de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara e Vincenzo, uma vez que secção dos desdobramentos da Operação Getsêmani, que identificou um esquema de importação, adulteração e distribuição de azeites fraudados.

Segundo o Planta, o óleo é o segundo resultado fomentar mais fraudado no mundo, ficando detrás somente do pescado.

Para evitar fraudes na compra de óleo, é importante tomar precauções: desconfie de preços muito inferior da média, evite comprar óleo a granel, verifique a data de validade e os ingredientes, e prefira produtos com a data de envase mais recente.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios