Produção de laranja e limão não será afetada por queimadas em São Paulo

Os incêndios que atingiram algumas áreas de citros no estado de São Paulo no final da última semana foram isolados e não devem ter um impacto significativo no volume de frutas disponíveis no mercado, mostrou nesta sexta-feira, 30, um levantamento divulgado pelo Cepea-Esalq/USP.

De congraçamento com o meio de pesquisa, as áreas afetadas foram pequenas, e os produtores locais conseguiram controlar rapidamente o incêndio, auxiliados por chuvas leves em algumas regiões.

À EXAME, a Associação Vernáculo dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), entidade que representa o setor, disse que “não vai se posicionar sobre o tema por enquanto”.

Segundo o Cepea, no mercado de laranja, a recente frente fria em São Paulo reduziu a demanda dos consumidores, e o final de mês também influenciou a subtracção das vendas.

No entanto, a oferta restrita de laranjas e os elevados preços dos contratos industriais têm sustentado os valores médios de negociação da fruta in natureza.

O estado de São Paulo produziu 10,6 milhões de toneladas de laranja e 1,2 milhão de toneladas de limão no ano pretérito, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA – APTA), órgão ligado à Secretaria de Cultura de São Paulo.

O estado, inclusive, é o maior produtor mundial de laranja. Aliás, São Paulo liderou o cultivo de frutas no país, com uma produção totalidade de 14,5 milhões de toneladas em 2023.

Impactos econômicos e novos riscos de incêndios

Os incêndios que ocorreram no interno de São Paulo no final de semana pretérito causaram mais de R$ 1 bilhão de prejuízos ao agronegócio e atingiram 8.049 propriedades em 317 municípios paulistas de 39 Regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), conforme balanço final divulgado quarta-feira, 29, pela Secretaria de Cultura paulista.

O governo de Tarcísio de Freitas anunciou no sábado, 24, um pacote de R$ 110 milhões para os produtores rurais paulistas afetados pelas queimadas.

Novos incêndios devem ocorrer em quase todo o estado de São Paulo nos próximos dias. O alerta foi emitido pelo Meio de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Resguardo Social do Estado nesta quinta-feira, 29.

De congraçamento com o órgão, entre sexta-feira e domingo, 1º, as temperaturas voltam a subir e a umidade relativa do ar deve tombar, o que aumenta as chances de queimadas. Segundo os meteorologistas da Resguardo Social, com o término da tamanho de ar indiferente, os termômetros sobem, principalmente no interno, com máximas ultrapassando 30ºC.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios