Venezuela vai suspender voos de Panamá e República Dominicana

A Venezuela anunciou vai suspender os voos vindos e com rumo a Panamá e República Dominicana a partir de quarta-feira, 31, devido a “ações de ingerência” dos governos destes dois países em razão das eleições venezuelanas. As duas nações não reconheceram o resultado proclamado pelo Recomendação Pátrio Eleitoral – dando a vitória a Nicolás Maduro – e questionaram o processo de transparência eleitoral venezuelano.

O pregão da proibição dos voos foi divulgado pelo Ministério dos Transportes no X.

Na segunda-feira, o Recomendação Pátrio Eleitoral da Venezuela anunciou a reeleição de Nicolás Maduro para um terceiro procuração (2025-2031) sucessivo, com 51,2% dos votos. O principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, obteve 44,2%, de concórdia com os dados oficiais divulgados pelo CNE. A oposição venezuelana reivindica a vitória, dizendo que González Urrutia teve 70% dos votos, segundo a líder opositora María Corina Machado, proibida pelo CNE de disputar a eleição.Nações tradicionalmente alinhadas a Maduro já o felicitaram pela vitória, uma vez que Rússia, Nicarágua, Cuba, China e Irã, mas outros demonstraram grande preocupação com a transparência das eleições na Venezuela uma vez que Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Crise regional

A Venezuela anunciou na segunda-feira a expulsão de diplomatas de sete países latino-americanos em protesto contra o posicionamento de governos da região a reverência da transparência do processo eleitoral do país.

Caracas considerou que a posição de Argentina, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai, “mina sua soberania”. O governo bolivariano também ordenou a saída de seus diplomatas desses países. Na prática isso significa um rompimento nas relações entre as nações.



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios