Disque-árvore planta 9,4 mil árvores em calçadas de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Escritório Municipal do Meio Envolvente (Amma), realizou o plantio de 9.407 milénio mudas de árvores em calçadas da capital nos últimos três anos. Unicamente em 2023, o Programa Disque-Árvore realizou o plantio de 2.623 árvores na porta de moradores e estabelecimentos comerciais da capital. Em 2024 foram 784 exemplares. O programa funciona durante todo o ano, em períodos de seca e principalmente nos chuvosos.
Desde junho de 2021, quando o programa foi lançado ela Prefeitura de Goiânia, foram realizados 9.407 plantios. As primeiras 6 milénio mudas foram plantadas até dezembro de 2022. O disque-árvore se tornou um programa reconhecido nacionalmente com efetividade para a rearborização da capital, que é Cidade Árvore do Mundo.
Durante a solicitação no WhatsApp (62) 9 9639-7495, o cidadão responderá a um formulário do Google, enviará dados pessoais e fotos da sua lajedo. Os técnicos da Prefeitura de Goiânia vão determinar as condições do sítio, e indicarão a melhor espécie para ser plantada.
São considerados largura da lajedo, fiação elétrica, ingressão da garagem e até a encanação de esgoto. Todos os critérios são para prometer que a árvore não precise ser retirada no porvir. Em Goiânia, possuir árvore na lajedo já é uma obrigatoriedade prevista em Lei. Com o Disque-Árvore, a população cumpre a lei de forma educativa e gratuitamente.
Posteriormente a solicitação, o plantio será agendado pela Prefeitura de Goiânia, e, na data e sítio estipulados, a equipe realizará o procedimento de forma correta e orientará sobre os cuidados com a muda. A Prefeitura leva em uma van do programa para o plantio a muda de árvore e compostagem, que é uma mistura de folhas das podas de árvores de parques da capital e outras matérias orgânicas.
Na prática, o servidor chega para o plantio com todo o equipamento, que conta até com serra mármore, instrumento utilizada no golpe do concreto, para retirar o pavimentação onde a árvore será plantada.