Presidente do Irã defende direito do país de responder a Israel, mas diz que não busca a guerra

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, defendeu neste domingo, 27, o recta de seu país em responder ao recente ataque de Israel contra vários pontos do Irã, embora tenha afirmado que Teerã não procura a guerra.

“Não procuramos a guerra, mas defenderemos os direitos da nossa região e do nosso país. Daremos uma resposta adequada à agressão do regime sionista (Israel)”, assegurou Pezeshkian na reunião semanal do seu gabinete, segundo a escritório de notícias iraniana “Irma”.

Pezeshkian afirmou que o povo iraniano e a República Islâmica demonstraram que nunca se renderão a qualquer atacante.

Na madrugada de sábado, Israel lançou ataques “precisos” contra alvos militares nas províncias iranianas de Ilam, Khuzistão e Teerã.

Esta ofensiva foi uma resposta aos 180 mísseis disparados pelo Irã contra Israel em 1º de outubro, que foi uma represália pelos assassinatos de líderes dos grupos libanês Hezbollah e palestino Hamas, que compõem a associação anti-Israel ‘Eixo da Resistência’, juntamente com os houthis do Iêmen e as milícias iraquianas, lideradas por Teerã.

O mandatário iraniano condenou os bombardeios israelenses contra Gaza e Líbano e disse que se “a agressão israelense e seus crimes continuarem, as tensões irão se espalhar”.

Pezeshkian acusou os Estados Unidos de “ocasionar as tragédias” cometidas por Tel Aviv, em referência à morte de dezenas de milhares de pessoas e aos milhões de deslocados.

“Hoje o mundo testemunha que os apoiadores deste regime ocupante, liderado pelos Estados Unidos, afirmam lutar pelos direitos humanos e pela liberdade, mas permaneceram em silêncio diante do massacre de dezenas de milhares de mulheres e crianças por leste regime brutal”, denunciou Pezeshkian.

O presidente iraniano também criticou o bloqueio da ajuda humanitária a Gaza.

“O bloqueio do chegada a provisões e medicamentos ao povo oprimido de Gaza é um dos princípios da guerra e do mundo urbano?”, questionou.

As autoridades iranianas criticaram repetidamente o esteio político e armamentista dos Estados Unidos e de outros países ocidentais a Israel na guerra contra Gaza e Líbano.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios