Escolas Santa Maria e Ame vão representar o Acre na fase nacional dos jogos estudantis – ac24horas.com
A Secretaria de Instrução e Cultura, por meio da Coordenação de Desporto Escolar, realizou na tarde desse sábado, dia 27, na quadra do Núcleo de Iniciação ao Esporte (CIE), na Baixada da Sobral, as duas finais, feminina e masculina, da período estadual, categoria sub-14, dos jogos estudantis.
No primeiro jogo, as meninas da escola Santa Maria, localizada no ramal da Piçarreira, região da Vila Acre, enfrentaram a equipe da Escola São José, de Cruzeiro do Sul. No tempo normal, a partida ficou empatada pelo placar de 2 a 2. Na disputa de pênaltis, o Santa Maria conquistou a vitória com o placar de 3 a 2.
No segundo jogo da tarde, os meninos da Escola Ame, de Rio Branco, enfrentaram a equipe do Instituto Odilon Pratagi (IOP), de Brasileia. No tempo normal, a equipe do Ame fez um a zero, com destaque para o goleiro Abraão do Carmo, mas no final, o IOP conseguiu o empate e levou a partida para os pênaltis, onde o Ame venceu por 5 a 4.
O professor Ralide Mourão, técnico da escola São José, de Cruzeiro do Sul, destacou a relevância da participação da equipe. “Tivemos dificuldades, devido às condições da estrada, mas temos que reconhecer que está acontecendo tudo dentro do esperado. Nossas alunas, vem trabalhando o ano inteiro para esse momento”, disse.
Já o técnico da escola vencedora do futsal feminino, Geovani Guimarães Cordeiro, destacou que a equipe atravessou momentos difíceis, sem lugar para treinar, mas que elas chegaram à vitória. “A gente conseguiu da forma mais difícil, nos pênaltis e o préstimo é todo delas”, frisou.
A desportista Emily de Melo Azevedo foi a autora do gol de empate do time da escola Santa Maria e que acabou levando a disputa para as penalidades. “Eu estou muito grata, se não fosse o time todo não estaríamos cá agora e estou feliz em poder simbolizar o Acre na período pátrio”, disse.
O professor Ednelson Amorim, técnico do Ame, disse que a conquista do título da período estadual é um sonho realizado. “A gente começou um trabalho, acreditamos e conseguimos o nosso objetivo e fomos campeões com préstimo para os atletas, que se dedicaram e mostraram que é verosímil”, afirmou.
Feliz pela conquista também estava o goleiro Abraão do Carmo, que fez defesas importantes, inclusive durante a disputa nos pênaltis. “Passamos por muitas equipes fortes, chegamos desacreditados, mas estamos cá com força totalidade e agora é simbolizar o Acre na período pátrio”, destacou.