Sandro Mabel é eleito prefeito de Goiânia
O candidato a prefeito de Goiânia pelo partido União Brasil, Sandro Mabel, elegeu-se prefeito da capital neste domingo (27/10), garantindo procuração para os próximos quatro anos a partir de 2025.
A totalização dos votos na capital ocorreu somente pouco antes de 19 horas. Com 100% das urnas apuradas, Sandro Mabel obteve 353.518 votos, o equivalente a 55,53% dos votos válidos. Fred Rodrigues teve 283.054 votos, ou 44,47% válidos.
O candidato contou com o base do governador Ronaldo Caiado e construiu uma campanha voltada para o desenvolvimento econômico da cidade, com foco na geração de empregos e no incitação ao empreendedorismo. Mabel promete incentivos fiscais para atrair novas empresas e fortalecer negócios já estabelecidos, além de programas de capacitação para jovens e mulheres com o objetivo de reduzir o desemprego.
Mabel recebeu ainda o base de 26 dos 37 vereadores eleitos e reeleitos para o legislativo goianiense. Lucas Kitão e Anselmo Pereira estão nesse grupo e destacaram a experiência do prefeito na espaço da governo.
Fred Rodrigues (PL), endossado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, obteve, até o momento, pouco mais de 44% dos votos válidos e teve porquê prioridade em sua campanha a modernização da gestão pública.
Em discursos, ele defendeu a digitalização de serviços municipais e melhorias na infraestrutura, com a geração de projetos de mobilidade urbana e expansão do saneamento essencial. Também apresentou propostas para investimentos em instrução, incluindo a modernização das escolas e a capacitação de professores.