O governante Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão perderá a maioria parlamentar, segundo projeções da emissora estatal “NHK” sobre as eleições gerais realizadas neste domingo.
As projeções não esclarecem, nesta período, se o PLD conseguirá somar, juntamente com o seu atual parceiro governamental, o partido budista Komeito, votos suficientes para atingir os 233 assentos que lhe permitiriam continuar no poder.
Segundo estimativas da NHK, o PLD obteria entre 153 e 219 assentos, o que significaria não entender sozinho a maioria simples e a maior queda para o partido desde 2009, quando o extinto Partido Democrático do Japão assumiu o poder.
Por sua secção, seu parceiro de coligação até agora, Komeito, conseguiria obter entre 21 e 35 assentos, enquanto o principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional (PDC), de Yoshihiko Noda – o último mandatário de um partido que não o PLD -, alcançaria entre 128 e 191 assentos parlamentares.
PLD e Komeito precisariam somar ao menos 233 assentos dos 465 que compõem a Câmara Baixa do Parlamento nipónico para permanecerem avante do governo. Antes destas eleições, tinham respectivamente 256 e 32 assentos, o que lhes dava uma maioria confortável de 288 assentos.
Estas estimativas apontam para resultados extremamente próximos em eleições que já eram muito incertas para o PLD liderado pelo primeiro-ministro Shigeru Ishiba.
O PLD convocou eleições antecipadas unicamente um mês depois Ishiba ter vencido as primárias de seu partido, atolado em uma profunda crise de popularidade devido a uma sucessão de escândalos que terminaram com a saída, em setembro, do ex-premiê Fumio Kishida.
Os resultados oficiais das eleições realizadas hoje no Japão deverão ser conhecidos na manhã de segunda-feira (hora sítio), embora as projeções baseadas em pesquisas de boca de urna realizadas pela prelo japonesa geralmente ofereçam uma retrato muito confiável do que aconteceu.
1/12
(Trabalhadores removem uma árvore caída derrubada por ventos fortes do tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
2/12
(Uma visão universal mostra o rio Tsubusa inchado devido às fortes chuvas trazidas pelo Tufão Shanshan em Usa, prefeitura de Oita em 29 de agosto de 2024)
3/12
People chat next to a fallen tree brought down by strong winds from Typhoon Shanshan in Usa, Oita prefecture on August 29, 2024. Typhoon Shanshan hit Japan with full force on August 29, injuring dozens as howling winds smashed windows and blew tiles off houses while torrential rains turned rivers into raging torrents. (Photo by Yuichi YAMAZAKI / AFP)
(Pessoas conversam ao lado de uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
4/12
(Foto de panfleto tirada e divulgada pela Prefeitura de Miyazaki em 29 de agosto de 2024 mostra um carruagem capotado por fortes ventos do Tufão Shanshan em Miyazaki)
5/12
(Esta foto de panfleto tirada e divulgada pela Prefeitura de Miyazaki em 29 de agosto de 2024 mostra galhos de árvores no solo derrubados por ventos fortes do Tufão Shanshan no Parque Tachibana em Miyazaki)
6/12
(Pessoas verificam o aviso notificando o horário do último trem perturbado devido ao Tufão Shanshan na estação de Hakata na cidade de Fukuoka em 29 de agosto de 2024)
7/12
(Uma visão universal mostra o rio Tsubusa inchado devido às fortes chuvas trazidas pelo Tufão Shanshan em Usa, prefeitura de Oita em 29 de agosto de 2024)
8/12
(Um varão passa por uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024. O Tufão Shanshan atingiu o Japão com força totalidade em 29 de agosto, ferindo dezenas enquanto ventos uivantes quebravam janelas e arrancavam telhas de casas enquanto chuvas torrenciais transformavam rios em torrentes furiosas)
9/12
(Autoridades da Dependência Meteorológica do Japão (E) e do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo realizam uma coletiva de prelo conjunta sobre o alerta peculiar para o Tufão Shanshan em Tóquio em 28 de agosto de 2024)
10/12
(Trabalhadores removem uma árvore caída derrubada por ventos fortes do tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
11/12
This picture shows a fallen tree brought down by strong winds from Typhoon Shanshan in Usa, Oita prefecture on August 29, 2024. Typhoon Shanshan hit Japan with full force on August 29, injuring dozens as howling winds smashed windows and blew tiles off houses while torrential rains turned rivers into raging torrents. (Photo by Yuichi YAMAZAKI / AFP)
(Esta foto mostra uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
12/12
This handout image taken from the Japan Meteorological Agency’s satellite “Himawari” on August 28, 2024 shows typhoon Shanshan (C) moving closer to Japan’s Kyushu region. (Photo by Handout / Japan Meteorological Agency / AFP) / —–EDITORS NOTE — RESTRICTED TO EDITORIAL USE – MANDATORY CREDIT “AFP PHOTO / Japan Meteorological Agency” – NO MARKETING – NO ADVERTISING CAMPAIGNS – DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(imagem de panfleto tirada do satélite “Himawari” da Dependência Meteorológica do Japão em 28 de agosto de 2024 mostra o tufão Shanshan (C) se aproximando da região de Kyushu, no Japão)