Cuba condenou nesta segunda-feira, 26, os “propósitos por trás” do “pretexto” de “tornar transparentes os resultados” eleitorais na Venezuela, que deram a vitória ao presidente Nicolás Maduro, em referência aos países – entre eles aliados de Havana uma vez que Brasil, México e Colômbia – que pediram a publicação das atas de votação.
Durante uma enunciação telemática na 11ª Cúpula Extraordinária da Coligação Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Transacção dos Povos (ALBA-TCP), o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, disse que a Venezuela está sofrendo uma campanha “malcriada e orquestrada” que procura “mascarar outra tentativa de golpe de Estado”.
Da mesma forma, o governante descreveu os relatórios publicados pela oposição – que alega ter obtido 83,5% das atas, dando a vitória ao seu candidato, Edmundo González Urrutia – uma vez que “documentação de origem duvidosa” que é apresentada “uma vez que legítima”.
“Não ficaremos à margem ou em silêncio diante dos ultrajes e da interferência flagrante do poderio”, enfatizou Díaz-Canel.
Cuba, um coligado político próximo da Venezuela e um importante receptor de seu petróleo, foi um dos primeiros países a reconhecer a vitória do presidente Nicolás Maduro, decretada pelo Recomendação Pátrio Eleitoral (CNE), apesar dos protestos contra o resultado.
Depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela endossou a vitória de Maduro na última quinta-feira, os presidentes de Brasil e Colômbia, os progressistas Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro, insistiram na premência de publicar os as atas de votação detalhadas.
O presidente do México, o também esquerdista Andrés Manuel López Obrador, ainda não reconhece oficialmente a reeleição de Maduro.
No último domingo, o governista Meio de Investigações de Política Internacional (CIPI) declarou que considera que “todos” que questionam a versão solene das eleições na Venezuela seguem, de alguma forma, um “padrão que foi estabelecido pelos Estados Unidos”.
Em entrevista à Sucursal EFE, o diretor da entidade, José Ramón Cabañas, pediu “reverência” aos assuntos internos da Venezuela, mas também reconheceu que a publicação das atas pode fazer “sentido” para esclarecer dúvidas.
1/20
Pessoas batem em panelas em revelação depois a eleição de Maduro, em Caracas, na segunda-feira
(Pessoas batem em panelas em revelação depois a eleição de Maduro, em Caracas, na segunda-feira)
2/20
Um varão cobre o rosto com gás lacrimogêneo durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas, na segunda-feira
(Um varão cobre o rosto com gás lacrimogêneo durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas, na segunda-feira)
3/20
Manifestantes montaram uma barricada durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Valência, no estado de Carabobo.
(Manifestantes montaram uma barricada durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Valência, no estado de Carabobo.)
4/20
Um manifestante chuta uma tira de campanha do presidente venezuelano Nicolás Maduro durante um protesto em Valência, no estado de Carabobo.
(Um manifestante chuta uma tira de campanha do presidente venezuelano Nicolás Maduro durante um protesto em Valência, no estado de Carabobo.)
5/20
Policiais removem destroços durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Policiais removem destroços durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
6/20
Um manifestante devolve à polícia uma lata de gás lacrimogêneo durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Um manifestante devolve à polícia uma lata de gás lacrimogêneo durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
7/20
Manifestantes incendiaram uma barricada durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Manifestantes incendiaram uma barricada durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
8/20
Opositor ao governo pisa num papeleta de campanha eleitoral com a imagem de Maduro durante um protesto no bairro Petare, em Caracas, na segunda-feira
(Opositor ao governo pisa num papeleta de campanha eleitoral com a imagem de Maduro durante um protesto no bairro Petare, em Caracas, na segunda-feira)
9/20
Manifestantes entram em confronto com a polícia perto de um carruagem impenetrável da polícia durante um protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Manifestantes entram em confronto com a polícia perto de um carruagem impenetrável da polícia durante um protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
10/20
Um policial carrega um colega ferido durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.
(Um policial carrega um colega ferido durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.)
11/20
Os opositores do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.
(Os opositores do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.)
12/20
Opositor do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.
(Opositor do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.)
13/20
Os opositores do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.
(Os opositores do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.)
14/20
Um oponente do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro bate uma panela durante um protesto no bairro Catia, em Caracas.
(Um oponente do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro bate uma panela durante um protesto no bairro Catia, em Caracas.)
15/20
Um manifestante bate uma panela na cabeça durante um protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Um manifestante bate uma panela na cabeça durante um protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
16/20
Um policial cai no solo ferido durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.
(Um policial cai no solo ferido durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas..)
17/20
Manifestantes participam de um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Valência, no estado de Carabobo.
(Manifestantes participam de um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Valência, no estado de Carabobo.)
18/20
Manifestantes queimam um papeleta publicitário durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Manifestantes queimam um papeleta publicitário durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
19/20
Oponentes do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro entram em confronto com a polícia de choque durante um protesto no bairro de Catia, em Caracas.
(Oponentes do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro entram em confronto com a polícia de choque durante um protesto no bairro de Catia, em Caracas.)
20/20
Policiais protegem-se dos manifestantes durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.
(Policiais protegem-se dos manifestantes durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.)