José Neto pede demissão da seleção feminina de basquete após polêmica de preparador físico

Foto: Alexandre Loureiro/COB

José Neto pede exoneração da seleção feminina de basquete posteriormente polêmica de preparador físico

José Neto não é mais o técnico da seleção brasileira de basquete feminino. Ele pediu desligamento do incumbência junto à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que aceitou a solicitação nesta quinta-feira (27). Em publicação em sua rede social, o treinador atribuiu sua decisão à recente exoneração do preparador físico Diego Falcão, que se manifestou contrário ao monstruosidade em meio à discussão do PL Antiaborto na última semana.

“Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador físico da seleção brasileira feminina de basquetebol Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador; também seguindo os princípios e valores da minha fé, da que devo tudo o que sou e tenho, quero legar que hoje deixo meu incumbência de treinador da seleção brasileira feminina de basquete”, escreveu Neto.

Ao longo dos cinco anos a frente da equipe, Neto foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos (Lima-2019 e Santiago-2023) e venceu a AmeriCup e o Sul-Americano. Por outro lado, falhou nas duas oportunidades de se qualificar para os Jogos Olímpicos, em Tóquio-2020 e em Paris-2024.

O caso

José Neto mantinha Diego Falcão em sua percentagem. No entanto, o preparador físico foi despedido no último sábado (22), posteriormente a repercussão negativa de falas contra o monstruosidade. O “pavio” foi um post compartilhado de um padre que falava que uma mulher que fica prenhe a partir de um estupro é uma ‘benção’.

“Eu não sei uma vez que você foi concebido, se em perversão, não sei se nasceu de um estupro ou de um himeneu sacramentado, não me importa. Desde toda a perpetuidade Deus sonhou com você! A vida não é um fardo, meu irmão, é uma benção”, dizia a publicação compartilhada pelo preparador físico, que depois fez mais comentários contra o monstruosidade.

O posicionamento e as falas irritaram as jogadoras da seleção brasileira, que ficaram desconfortáveis com a situação. Várias jogadoras se manifestaram contra as falas do profissional. A pressão, inclusive, gerou o desligamento de Diego por segmento da CBB.

CBB anuncia desligamento

A Confederação Brasileira de Basketball informa que nesta quinta, 27 de junho, recebeu do treinador José Neto o seu pedido de desligamento do projeto da Seleção feminina adulta de basquete. E que aceitou a solicitação de fechamento da parceria.

No comando da CT do Brasil, Neto foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, vencedor Sul-Americano e vencedor da AmericupW.

A Basquete Brasil agradece ao técnico pelo seu trabalho nesses anos e deseja fortuna na sequência da sua curso profissional.

A novidade percentagem técnica, para a disputa do Pré qualificatório ao Mundial da Alemanha 2026 será informada dentro do planejamento da diretoria de basquete feminino.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios