5 dicas para acabar com a estagnação profissional

Alguns hábitos podem ajudar a combater a estagnação profissional (Imagem: eamesBot | Shutterstock)

5 dicas para concluir com a estagnação profissional

A estagnação profissional ocorre quando um sujeito sente que sua curso parou de evoluir, seja por falta de novas oportunidades, desafios ou propagação pessoal. Esse cenário pode ser causado por diversos fatores, que vão desde as atitudes do colaborador até as próprias questões da empresa. No entanto, isso costuma afetar a motivação, a produtividade e a satisfação no trabalho. Por isso, é muito importante virar essa situação. Aquém, veja algumas dicas!

1. Invista em capacitação contínua

Buscar novos cursos, workshops ou certificações é uma forma eficiente de comprar conhecimentos atualizados e se primar no mercado . Profissionais que se dedicam ao aprendizagem manente se tornam mais competitivos e abrem portas para novas oportunidades, evitando a estagnação.

Estabelecer objetivos de pequeno e longo prazo ajuda a ter uma visão clara do caminho profissional. Com metas muito definidas, é mais fácil identificar o que precisa ser feito para seguir e quais habilidades desenvolver para crescer na curso. 

“Definir metas é porquê velas em um embarcação. Sem metas, nosso embarcação fica à deriva, sendo controlado pela força dos ventos. Porquê disse Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: ‘Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve’. Se não temos um objetivo específico, nunca saberemos se estamos no caminho visível. É importante conhecer-se muito – saber sobre os próprios interesses, habilidades, planos e projetos de vida”, explica a psicóloga Vanessa Gebrim, técnico em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

3. Busque feedbacks frequentemente

Solicitar feedbacks de colegas e líderes permite identificar pontos fortes e áreas a serem aprimoradas. Essa prática oferece ideias valiosas sobre o desempenho e ajuda a ajustar a rota, evitando a estagnação e promovendo melhorias contínuas.

“É importante que o funcionário tenha sempre um feedback , independentemente de o resultado ser bom ou ruim. Cada equipe deve ter o retorno do seu líder de concordância com suas demandas”, pontua Adriana Barbosa, diretora-geral e fundadora da Payleven. 

4. Aceite novos desafios

Voluntariar-se para projetos diferentes ou assumir responsabilidades fora da zona de conforto pode renovar o excitação no trabalho . Ao encarar novos desafios, você desenvolve habilidades inéditas e se posiciona porquê um profissional dinâmico e proativo.

5. Construa uma rede de contatos

Fortalecer o networking é principal para quem procura propagação profissional. Participar de eventos, grupos de discussão e manter contato com profissionais da extensão amplia as oportunidades de colaboração, aprendizagem e, eventualmente, movimentações na curso. 

“Já é de conhecimento geral que ser bem-sucedido na extensão escolhida está diretamente ligado aos relacionamentos cultivados dentro e fora do envolvente de trabalho. Ter uma boa rede de contatos não é uma opção, é indispensável. Sem relacionamentos, não existe negócio”, diz Bruno Avelar, empreendedor, CVO (Chief Visionary Officer) de diversas empresas e pai do “O Poder do Network”.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios